O que significa uma pessoa sentir ciúmes?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

O ciúmes é um sentimento de insegurança que vem do medo de perder uma pessoa, em que o seu maior desejo é preservar e permanecer em uma relação.

O ciúme doentio gera necessidade de posse e controle do seu parceiro e, principalmente, o controle do comportamento e dos sentimentos daquela pessoa. Sendo assim, acaba causando sofrimento tanto para a pessoa que está sentindo quanto à pessoa que virou a vítima deste sentimento.

Sim, é completamente normal!
Apesar de ser desagradável, e trazer esse misto de sentimentos, sentir ciúmes é algo completamente natural nos seres humanos. O ciúme surge como um sinal de alerta, quando as coisas saem do nosso controle ou do que planejamos. E é importante dizer que, nem sempre, essas situações são reais.

  • Ciúme normal:
  • Ciúme exagerado:
  • Ciúme obsessivo:
  • Ciúme patológico:

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

5 sinais de que alguém está com ciúmes de você

  • O ciumento faz comentários provocativos.
  • O ciumento está sempre competindo.
  • O ciumento mina suas conquistas.
  • O ciumento está ansioso para se aproximar.
  • O ciumento faz fofoca.
  • Palavras finais.

O ciúme está intimamente relacionado à inveja, no momento em que ele é capaz de produzir desgosto ou tormento a um indivíduo, principalmente pelo fato dele não possuir algo que pertence a outra pessoa.

Dosar o que demonstrar ou não em termos de ciúme pode ser, num outro ângulo, uma pitada de amor. Alguns comportamentos podem fazer a pessoa se sentir amada pelo outro; sentir que outro não quer a perda.

A neurociência, através de estudos e ressonâncias magnéticas, mostrou que o ciúme faz funcionar com mais intensidade uma parte do cérebro chamada córtex anterior cingulado (CAC), a mesma área ativada quando sentimos dores físicas.

Sim, é verdade. Não sentir ciúmes mostra indiferença. Quem ama sente ciúmes. O ciúmes está sempre presente em uma relação de amor ou de paixão.

Para deixar um rapaz com ciúmes por mensagens de texto, você tem que fazê-lo achar que tem outro cara na parada — mesmo que essa outra pessoa seja só a sua irmã ou um gatinho de estimação! O segredo é ser sutil e dar a impressão de que você está sempre ocupada com alguma coisa.

Chegou a hora de conhecer os 5 signos considerados mais ciumentos do zodíaco e entender o que pode deixá-los enciumados.

  • 5° lugar: Virgem.
  • 4° lugar: Leão.
  • 3° lugar: Touro.
  • 2° lugar: Câncer.
  • 1° lugar: Escorpião.

Qual o perfil psicológico de quem trai compulsivamente
Compulsão por mentir: com essa característica, a pessoa tem necessidade de enganar as pessoas e, para sustentar uma mentira, está sempre criando outras. É algo tão natural para ela que pode ser bastante convincente.

Uma pessoa muito ciumenta acaba por criar um ambiente de convívio desagradável, cheio de brigas e de desconfianças. Em uma relação que é baseada em sentimentos de ciúmes, as brigas podem acontecer por qualquer motivo, até mesmo por questões muito banais.

O perfil psicológico de quem trai é um assunto complexo e multifacetado. A traição pode ter várias formas e pode ser causada por diferentes fatores psicológicos, como baixa autoestima, busca por novidade, problemas no relacionamento, vingança e falta de compromisso.

Na maioria dos casos, ter ciúmes em alguma relação é completamente normal. Porém, quando esse grau de ciúmes é desproporcional, constante e até mesmo sem fundamento, podemos vivenciar o ciúmes obsessivo, que está mais relacionado a necessidade de controle e desconfiança, do que de amor.

A raiz do ciúme está no medo. É o medo da perda, o medo de ser enganado, o medo de ser desrespeitado que faz com que as pessoas sintam ciúme de seus parceiros. E, com ele, fiquem inseguros e desconfiados.

Esse sentimento pode se caracterizar por uma dor no peito, um aperto no coração, uma sensação de frio na alma. Pode corroer o corpo, o espírito e manifestar-se em diferentes graus. É tão frequente que constitui uma das principais fontes de inspiração de compositores e escritores.