O que significa uma pessoa não binário?

Perguntado por: ualmeida8 . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

O que significa ser uma pessoa não-binária? De acordo com o site LGBT Foundation, criado para aumentar a inclusão de pessoas LGBTQIA+ nos espaços sociais, pessoas não binárias sentem que sua identidade de gênero não pode ser definida dentro das margens do binarismo.

Pessoas que se reconhecem no gênero feminino ou masculino, portanto, seriam binárias, em oposição às pessoas não binárias. Pode parecer confuso no começo, mas basta pensar que os não binários se veem à margem da dualidade homem versus mulher, que constitui a norma de gênero na nossa sociedade.

Porém, recentemente a atriz se declarou como bi não-binária. Isso significa que a latina se relaciona romântica e/ou sexualmente com homens e mulheres, mas não se considera dentro de um gênero específico.

O gênero não binário na Psicologia
Imposição na qual, se você não se enquadrava, era objeto suscetível de ser rotulado como doente mental, com maior probabilidade de sofrer estresse psicológico e transtornos mentais como depressão ou ansiedade.

Indivíduos não binários, assim como qualquer outra pessoa, podem ter qualquer orientação sexual, romântica ou platônica.

Enquanto alguns indivíduos não binários optam por um pronome de tratamento específico ("ele" ou "ela"), outros preferem os neutros, como “ile” ou “elu”, que substitui os marcadores de gênero (“a” e “o”) por “u”.

Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero. Assim, pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais podem se identificar com a palavra queer.

Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu.

Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico (masculino ou feminino) com o qual nasceu. Transgênero é a pessoa que se identifica com um gênero diferente daquele que lhe foi dado no nascimento. Por exemplo: o indivíduo nasceu com genitália masculina, mas sua identificação é com o gênero feminino.

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Segundo Camila, “o não binário é aquela pessoa que não se identifica com nenhum dos dois gêneros que tradicionalmente foram associados aos dois sexos: o de masculino para os homens e feminino para mulheres”.

É um tipo comum de sistemas de gênero. O termo descreve um sistema no qual a sociedade divide as pessoas entre homem e mulher, e determina para elas papéis sociais de gênero, identidades de gênero e atributos.

Neutromme: Um gênero que está entre gênero neutro e homem. Androx: Alguém cujo gênero está entre homem e mulher, mas que está mais próximo de homem; ou um gênero entre andrógine e homem. Ginx: Alguém cujo gênero está entre mulher e homem, mas que está mais próximo de mulher; ou um gênero entre andrógine e mulher.

Entre as pessoas entrevistadas, 1,37% afirmou ser gay, 0,93% disse ser lésbica e 0,68% se identificou como transgênero (outro 1,18% correponde a pessoas não-binárias).

No ano passado, a revista científica Nature pela primeira vez contabilizou os brasileiros que se encaixam no universo não binário: 1,2% da população, ou quase 3 milhões de pessoas. No mundo, eles são calculados em 2% — o que corresponde a 157 milhões de indivíduos.

A skoliossexualidade, também chamada de não-binárie sexualidade ou n-b sexualidade, diz respeito às pessoas que sentem atração sexual por gêneros não-binários e genderqueer. Em suma, trata-se de um palavra guarda-chuva que engloba atração pelos gêneros não-binários como um todo: neutrois, agêneres, bigêneres, etc.