O que significa uma perícia concluída?

Perguntado por: amatos . Última atualização: 28 de abril de 2023
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3 – CONCLUIDO – Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO) : É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO) : Resposta que ninguém deseja.

Se você recebeu uma carta do INSS com o termo benefício concedido, boa notícia: isso significa que a sua solicitação foi deferida pelo instituto, e você já pode ter acesso aos valores. Mas é preciso compreender como funciona esse processo — até para o caso de você não ter o benefício concedido.

Ou seja, na perícia conclusiva teremos duas possiblidades: Não existe incapacidade, sendo o benefício encerrado; Existe incapacidade temporária, podendo o benefício ser prorrogado pelo prazo a ser estipulado pelo perito. Aposentadoria por invalidez.

45 dias

Na verdade, de acordo com o Regulamento da Previdência Social (Decreto 3.048/1999), esses 45 dias se referem ao tempo estipulado para a implantação do benefício. Isto é, após a concessão do seu pedido, o INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento.

Basta entrar no site ou aplicativo Meu INSS, mas você também consegue essa informação através do telefone de atendimento do INSS, 135.

Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto. Basta conferir na sua carta de concessão.

Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora.

Para saber se o BPC foi liberado, basta consultar o site ou o aplicativo de celular “Meu INSS”. Pode-se ligar, também, para a Central 135. A ligação é de graça para telefone fixo.

Aplicativo Meu INSS

  1. Abra o aplicativo e clique em “Entrar com gov.br”;
  2. Informe seu CPF e senha para fazer login (caso não tenha cadastro será necessário realizar);
  3. Autorize o uso de dados pessoais;
  4. Na tela inicial aparecerá o nome do seu benefício juntamente com o número.

Ao receber a carta de benefício concedido, é preciso verificar no documento a agência bancária em que o depósito de pagamento será realizado. Depois de verificar, vá até a agência com documento de identidade com foto e número do benefício para ter acesso aos valores.

Habilitado: Quando seus documentos foram entregues no INSS e estão sob análise; Deferido: Quando seu benefício já foi analisado e será concedido para você; Indeferido INSS: Quando seu benefício já foi analisado, mas a concessão foi negada.

A perícia resolutiva vai depender do resultado da perícia conclusiva, ou seja, havendo a constatação da incapacidade para o trabalho, com a constatação da necessidade de manutenção do auxílio por incapacidade temporária.

Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez – 45 dias; Demais aposentadorias e BPC LOAS – 90 dias; Auxílio-acidente e auxílio-reclusão – 60 dias; Salário-maternidade – 30 dias.

Quantas vezes posso pedir a prorrogação do auxílio-doença? É possível pedir prorrogação de um benefício previdenciário no máximo 3 vezes.

Isso porque o INSS criou um serviço para que os segurados possam regularizar seus dados após a realização da perícia médica. Esse procedimento se chama acerto pós-perícia, e pode ser por conta dele que o seu resultado está demorando.

Se o segurado é um trabalhador com carteira assinada, nos primeiros 15 dias de afastamento a empresa é responsável por pagar o salário do empregado. A partir do 16º dia, o pagamento passa a ser responsabilidade do INSS, caso seja concedido o auxílio-doença.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Você pode verificar o resultado da perícia através do “Meu INSS“, que está disponível em forma de site ou aplicativo. Para isso, basta efetuar o login e procurar pela opção “Resultado do Benefício por Incapacidade“. Acesse os serviços oferecidos pelo INSS com um login único do Gov.br.

O que significa benefício em análise? Benefício em análise é a indicação de que o seu pedido de aposentadoria, auxílio ou pensão está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ou seja, o INSS está validando as informações para responder se você tem ou não direito ao pedido solicitado.

Se houver a informação de “acerto pós-perícia”, significa que você precisa realizá-lo. Não há nenhuma dúvida. Por outro lado, se não há nenhuma informação, você deve entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 e questionar se precisa fazer algum acerto pós-perícia para obter o resultado ou liberar o benefício.

90 dias

O prazo para análise do pedido de BPC pode variar, mas o INSS tem no máximo de 90 dias para concluir e dar a decisão do processo administrativo, a contar da data da solicitação do benefício.