O que significa uma dor na veia do pescoço do lado esquerdo?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Os problemas vasculares nos vasos do pescoço que podem ser origem de dor são a carotidínea, situação onde ocorre inflamação da parede arterial e a dissecção arterial. Por esse motivo, procure um médico caso sinta esses sintomas.

A sua principal causa é a aterosclerose, que é a proliferação de placas de colesterol e outros lipídios pelo corpo. Alguns fatores podem acelerar este processo de depósito de placas, tais como a diabetes, a hipertensão arterial e o tabagismo. É muito rara em pacientes jovens e sem fator de risco.

As artérias carótidas são responsáveis pelo transporte do sangue rico em oxigênio direto do coração para o cérebro. Existem duas artérias que estão posicionadas paralelamente uma em cada lado do pescoço.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

As artérias carótidas são os principais vasos sanguíneos que levam sangue para o cérebro. São duas e ficam na parte lateral do pescoço.

A dor provocada pela veia entupida costuma atacar regiões específicas como os músculos da panturrilha e da coxa. O momento em que ela surge também é um fator de destaque. Geralmente, essa dor aparece quando o indivíduo começa a caminhar e diminui quando ele descansa.

A dor é a principal sensação de uma veia entupida e surge no local afetado. É o sintoma mais relatado e deve servir de alerta para buscar o médico. A falta de irrigação faz com que o local afetado adquira uma coloração diferente, mais clara do que o restante do corpo.

As causas de uma inflamação das veias são, na sua maioria, varizes, mas também lesões (pancadas, picadas), alergias e outros focos de inflamação no corpo, como uma amigdalite. A inflamação das veias pode afectar não só as pernas, mas também os braços e - muito raramente - outras partes do corpo (peito, pescoço, pénis).

Quando o pulso cardíaco está acelerado, acima do normal, pode ser chamado de pulso latejante e é sentido nas artérias do pescoço. O pulso latejante pode ser um indicativo de palpitações, ou seja, batimento cardíaco anormal.

Confira aqui como aliviar a dor no pescoço de uma vez por todas

  1. Fazer massagem. ...
  2. Fazer alongamentos e exercícios para o pescoço. ...
  3. Usar uma compressa morna. ...
  4. Fazer acupuntura. ...
  5. Dormir com a postura correta. ...
  6. Ajustar a postura no local de trabalho. ...
  7. Relaxar para aliviar o estresse.

A detecção de obstruções ou de entupimentos em artérias cardíacas pode ser feita por meio de exames não invasivos, como teste ergométrico, cintilografia do miocárdio, ecocardiografia de estresse ou mesmo ressonância cardíaca.

Dor na veia do pescoço.
Um problema na carótida pode reduzir o fluxo de sangue para o cérebro, portanto, além da dor, pode causar tonturas, desmaio e dores de cabeça. Essa obstrução, chamada de placa aterosclerótica, é o problema mais comum nas carótidas, mas é indolor.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

A dor crônica no pescoço pode surgir como sintoma secundário de outra doença, é comum que quadro relacionados a problemas de coluna causem dor crônica no pescoço, alguns exemplos são: Espondilose cervical. Artrose. Hérnia de disco.

Doença das Carótidas
Com as paredes da artéria mais estreitas, o fluxo sanguíneo passa a ter dificuldade em circular pela região, provocando muitas vezes o refluxo sanguíneo ou a falta de oxigenação e irrigação de tecidos e órgãos.

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos. Veias que vemos nos braços também podem ser atingidas em acidentes domésticos e sangrarem bastante.

Os riscos são sangramento, infecção, formação de coágulos, AVC ou infarto do miocárdio.

Vai aparecer inchaço e dor. Esses são os sintomas principais de um entupimento de uma veia causada por uma trombose venosa.