O que significa uma chave de boca no painel do Ford Ka?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Uma chave de boca acesa no seu painel é sinal de que chegou a hora de fazer uma das revisões programadas do carro. O sistema computa automaticamente a quilometragem e avisa o proprietário que está chegando a época de ir até concessionária.

Afinal, qual é a luz da injeção eletrônica? Como já destacamos, a luz da injeção é representada pelo desenho de um motor. Em geral, ao colocar a chave na ignição e girar, sem ligar o motor, a central do sistema de injeção será acionada. No painel do carro, a luz da injeção é a que assemelha a um motor.

Olha só:

  1. Luz de painel vermelha é sinal de alerta: uma luz vermelha no painel do carro requer atenção. ...
  2. Luz de painel amarela serve para te advertir que algo anda errado. ...
  3. Luz de painel verde ou azul tem a função de informação ou indicador de direção, como mostrar que o farol está aceso, por exemplo.

Quanto custa a manutenção da injeção eletrônica? O valor da manutenção da injeção eletrônica pode variar de uma oficina para outra. Mais em média, o serviço de inspeção e limpeza pode custar R$ 190,00. Isso também vai depender do equipamento utilizado por cada oficina mecânica.

Se a luz de injeção está acesa e o seu veículo não está falhando, você tem a possibilidade de continuar rodando com ele sem problemas maiores que possa levar a um prejuízo maior, como perder o motor por exemplo, que vou relatar este caso no próximo tópico.

Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita. Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.

Você também já deve ter ouvido por aí que após virar a chave do carro é preciso esperar aquela luzinha da injeção eletrônica apagar para dar a partida, não é? Isso é mais um mito relacionado aos automóveis!

Se a luz do motor acendeu e ficou piscando, o problema que existe ali não é tão grave. Mas se a luz da injeção acendeu e não quer apagar, o problema é grave e pode interromper o funcionamento do seu carro.

Aqueles que surgem com uma tonalidade amarela, meio alaranjada, indicam um problema sério ao motorista, mas que não precisa ser controlado imediatamente. Os que possuem luz vermelha, mais intensa, significam urgência. Caso o fato não seja checado, o motor poderá ser danificado.

Algumas vezes, o defeito é tão sério que gera dificuldade até mesmo na partida do motor, ou provoca cortes durante o funcionamento. Também é possível que apresente oscilações na marcha lenta, perda de potência e aumento no consumo de combustível.

Quando a luz de injeção se acende é sinal que há algum problema no módulo de injeção do veículo. Isso também significa que o computador detectou alguma coisa nos sensores, circuitos defeituosos e atuadores do automóvel.

Normalmente, quando a luz da injeção eletrônica fica piscando, a situação é mais grave e pede que você leve o veículo no mecânico imediatamente. Algumas vezes, o defeito é tão sério que gera dificuldade até mesmo na partida do motor, ou provoca cortes durante o funcionamento.

Podem ter formato de motor, raio ou triângulo, e luz vermelha ou amarela. Alguns, inclusive, são acompanhados da palavra check. Normalmente, a luz vermelha é associada às situações emergenciais, que demandam reparo imediato. Já a luz amarela costuma ser vinculada aos defeitos que podem ser agravados com o tempo.

Eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela e combustível adulterado estão entre as principais razões de problemas na injeção eletrônica do veículo. Lembremos que o sistema de injeção tem como função regular a medida perfeita entre combustível e ar.

Esse é um serviço que não costuma ser muito caro, mas seu valor varia muito entre oficinas. Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.

Um bico injetor quebrado pode causar queima de combustível incompleta ou vazamento de combustível resultando em mais emissões. Esse é um problema na injeção eletrônica que fará com que seu veículo não passe no teste de emissões.

Não. O sistema elétrico de um automóvel já vem dimensionado de fábrica para permitir que vários itens que consomem energia (motor de partida, bomba de combustível, gerenciamento de motor) sejam acionados simultaneamente durante a partida sem comprometimento funcional de nenhum deles.

Apagando sozinha
Dirija o seu veículo normalmente, se depois de dois ou três dias a luz da injeção eletrônica não apagar no painel, aí sim é hora de levar no mecânico de confiança, porque o problema não foi solucionado ou o erro ainda tá na memória da sua ECU.

Uma das luzes de alerta do painel, quando se acende, ilumina a imagem de um pequeno motor e significa problema na injeção de combustível. Ela é amarela, o que significa que não há urgência, mas o carro tem que ser levado à oficina para verificação.

Você pode identificar o símbolo da injeção eletrônica pelo desenho de um motor, que pode ou não apresentar um sinal de raio no meio. Normalmente, a luz da injeção eletrônica tem cor amarela, laranja ou âmbar.

Conforme os médicos, luzes apagadas ajudam a relaxar melhor. Mas não há nada de mal em deixar um abajur ou uma porta entreaberta para que a criança se sinta mais segura e durma melhor. Uma dica são as luzes azuis, cuja tonalidade é calmante.