O que significa um sopro no ouvido?

Perguntado por: enovais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Por ser um sintoma que indica algum problema no sistema auditivo, o tinnitus pode ter uma ou várias causas. As causas mais simples para o distúrbio, por exemplo, é o acúmulo de cera bloqueando o canal auditivo. Também pode estar associado a alguma doença metabólica, como a diabetes.

Sabia que pode haver ligação entre ansiedade e zumbido no ouvido?. Pacientes com zumbido no ouvido comumente sofrem com algum desconforto emocional como o estresse ou a ansiedade. O que poucas pessoas sabem é que esse problema pode ser tanto uma consequência do zumbido quanto estar ligado à origem deste sintoma.

Se a duração do zumbido nos ouvidos for superior a três semanas, é importante se atentar se há outros fatores associados, por exemplo: quando além do zumbido, o paciente apresenta sensação de ouvido entupido (plenitude aural), perda de audição e tontura, há a suspeita de Doença de Menière.

Como saber se tenho tinnitus? Se você experimenta um constantante som de campaínha, zumbido e assobio em seus ouvidos, você provavelmente tem tinnitus. Tinnitus varia consideravelmente de intensidade e de tipo.

A depressão causa zumbido por alterar os níveis dos neurotransmissores responsáveis pela audição. “Estudos mostram que até 60% dos pacientes com zumbido crônico têm depressão e 45% apresentam ansiedade.

A "audição ansiosa" é um fenômeno socio-cultural que aborda uma suposta impaciência do ouvinte dos nossos dias quanto a conteúdos extensos ou excessivamente densos. Na prática, significa que as pessoas estão cada vez menos dispostas a escutar músicas muito longas, cheias de poesia ou temas reflexivos.

A sensação de ouvido entupido (plenitude auricular) associada ao zumbido e outros tipos de acufenos (percepção de som sem estímulos externos) pode ser causada por um série de condições ou doenças, como cerume impactado, otites (infecções ou inflamações do ouvido) e labirintopatias.

Neuroma do acústico: primeiros sinais de tumor em nervo auditivo não devem ser ignorados. Não é raro que os primeiros sinais do neuroma do acústico sejam ignorados. Afinal, zumbidos no ouvido, vertigens e perturbações do equilíbrio são coisas que muita gente sente e deixa para lá.

Distúrbios como ansiedade e depressão alteram os níveis dos neurotransmissores que estimulam as vias auditivas e podem causar zumbido.

  1. Acupuntura. Além dos inúmeros benefícios da acupuntura, o tratamento do zumbido no ouvido tem se destacado recentemente, segundo estudos e testes científicos. ...
  2. Ginkgo biloba. ...
  3. Drenagem da tuba auditiva. ...
  4. Suplementos. ...
  5. Ruído branco.

É importante que o indivíduo sempre lembre que o zumbido não tem cura, mas que é fundamental procurar ajuda médica para que possa ser indicado um tratamento que vai auxiliar e diminuir o desconforto desse sintoma.

Preparação

  1. Sente-se em uma cadeira confortável em um local calmo.
  2. Faça os exercícios enquanto ouve música relaxante. Desligue a música se ela o distrair.
  3. Tire os sapatos e use roupas soltas e confortáveis.

Além dos exames de acufenometria, questionários são aplicados para mensuração do incômodo gerado pelo impacto do zumbido na rotina do paciente. Então se você sente chiados no ouvido, não deixe de buscar ajuda profissional, com avaliação do otorrinolaringologista e do fonoaudiólogo, se necessário.

Acufenometria é um exame realizado para identificar a frequência e intensidade do zumbido, o que ajudará o fonoaudiólogo e o médico otorrino a identificar se o paciente é um bom candidato a terapia com uso de gerador sonoro.

Vitamina B12. Quase metade dos pacientes com zumbido são deficientes em B12. Muitas pessoas com níveis baixos de B12 experimentam resolução completa de seu zumbido ao receberem a forma de metilcobalamina de B12. Tome 3000-5000 mcg por dia por um mês e reduza para 1000 mcg por dia como dose de manutenção.