O que significa um som agudo?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Nesse caso, os sons agudos são aqueles que também pode ser referidos como sons altos. Isso se deve ao fato de que esses tipos de sons apresentam vibrações que acontecem de uma forma mais rápida. Para ser classificado como um som agudo é preciso que ele conte com uma vibração que gira em torno de valores como 1.100 Hz.

Assim, quanto maior for a frequência de uma onda sonora, mais agudo será o som. Os homens, geralmente, têm voz mais grave, ou seja, voz mais “grossa”. As mulheres, por sua vez, apresentam voz mais aguda, ou seja, mais fina.

O som grave, por sua vez, é caracterizado por ter uma frequência muito baixa e vibrações lentas. Suas ondas são propagadas abaixo de 300 Hz. Sonoridades como as do contrabaixo, trombone, tuba, violoncelo e ruídos como o rugido do leão são exemplos de sons graves detectáveis pelo ouvido humano.

A superexposição a níveis altos de decibéis é a causa mais imediata da sensibilidade auditiva, que acontece quando o indivíduo escuta sons muito altos, constantemente (como o uso constante de fones de ouvido com volume não recomendado).

Enquanto o morcego e alguns de seus parentes roedores estão entre os animais que ouvem sons mais agudos, as baleias e os elefantes estão entre os que ouvem – e emitem – os sons mais graves. Eles trabalham com uma faixa de frequência de até 20Hz.

Sons graves, ou baixos, são aqueles que estão na faixa de baixa frequência, enquanto que sons agudos, ou altos, são aqueles que possuem suas ondas com uma frequência de vibração alta.

A voz grave é emitida por cordas vocais mais encurtadas, enquanto a voz aguda é emitida com as cordas vocais mais alongadas. Portanto, os exercícios que visam tornar a voz mais grave trabalham os músculos que são responsáveis por encurtar as pregas vocais. Esses exercícios têm como objetivo o abaixamento da laringe.

Significado de Agudo
adjetivo Terminado em ponta; afiado, pontiagudo: lâmina aguda. [Figurado] Que é permanente, cortante; fino, penetrante: voz aguda. [Figurado] Com muita intensidade: paixão aguda. [Figurado] Com uma percepção muito elevada, falando especialmente dos sentidos: vista aguda.

Os sons graves são aqueles que também são chamados de sons baixos. Apresentam, portanto, vibrações um pouco mais lentas do que os já citados. Isso é mostrado através dos valores de classificação desse tipo de som, visto que eles estão abaixo de 300 Hz. Um exemplo que pode ser destacado é o som de um tambor.

Um som é dito agudo quando está em alta frequência relativo à audição humana. Geralmente sons acima de 5 kHz ( kilohertz ) são considerados agudos.

O ouvido humano consegue discriminar sons compreendidos entre 20 Hz (a frequência mais grave) e 20 000Hz (frequência mais aguda).

Em termos de notas, o Baixo possui o alcance de graves maior que o da guitarra pois suas cordas são afinadas uma 8ª abaixo. Ou seja, as 4 cordas que o Contrabaixo tem, E A D G (Mi, Lá, Ré e Sol), são as mesmas 4 cordas mais graves (ou grossas) de uma guitarra ou violão, só que afinadas uma 8ª abaixo.

SONS FORTES:
Alguns sons podem ser ouvidos mesmo quando estamos longe de seu emissor. Esses são os sons fortes. Por exemplo, é possível ouvir o rugido de um leão, mesmo quando estamos a uma grande distância dele.

As ondas sonoras classificam-se em: som, infrassom e ultrassom.

Tratamento de deficiência auditiva nas altas frequências
A deficiência auditiva nas altas frequências é normalmente tratada com aparelhos auditivos. Se você acha que tem deficiência auditiva nas altas frequências, você deve procurar seu médico, ou um profissional de saúde auditiva.

“Além do desconforto, a misofonia é caracterizada por uma crise de raiva muito grande e descontrolada, abrupta, que vem junto quando as pessoas ouvem esses sons. As pessoas não acham chato simplesmente, elas se irritam profundamente e rapidamente com pequenos barulhos.