O que significa um piercing na língua?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

A popularidade do piercing na língua continua a aumentar. Colocar piercings nesta parte do corpo demonstra o quão corajoso você é.

Os piercings na boca em geral, podem interferir em toda a sua estrutura, causando alguns prejuízos irreversíveis. Além de danificar os dentes, prejudicar a fala e a mastigação o piercing pode causar riscos à saúde da sua gengiva.

O que é piercing na boca? O piercing é um acessório que necessita ser inserido sob a pele, ou seja, para utilizá-lo é necessário perfurar a pele. Portanto, piercing na boca é o nome dado quando ele é utilizado nos lábios, gengivas, bochechas ou na língua.

Espere que o local cicatrize antes de pensar em beijá-la. Piercings de língua levam de quatro a seis semanas para cicatrizarem totalmente, mas isso depende de acordo com a pessoa. No lábio, são necessárias de seis a dez semanas para a recuperação completa.

Evite consumo de cigarro e álcool
Principalmente durante o processo de cicatrização é muito importante que você evite o consumo de cigarro e álcool. Isso porque colocar piercing na língua e fazer consumo desses dois pode impulsionar uma reação negativa.

Alimentos gordurosos, derivados de porco, crustáceos, frutos do mar e queijos quentes. Não se esqueça de beber pelo menos dois litros de água bem gelada todos os dias.

Alimentos gordurosos
Um dos principais fatores que dificultam a cicatrização do corpo e, consequentemente, a melhora na região em que foi feito o procedimento estético, é o acúmulo de gorduras. Principalmente, as ruins, presentes nos ultraprocessados como salgadinhos e macarrão instantâneo e nas frituras.

Para quem não sabe, piercings transversais são aqueles piercings que atravessam a parte superior da orelha. Transversal está na lista dos piercings mais dolorosos porque o indivíduo que decidir colocá-lo sofrerá com dois furos na orelha, resultando o dobro de pressão, dor e sensibilidade.

Portanto, se você não pouca ou “nenhuma” dor, você deve começar por piercings nos seguintes lugares: lóbulo da orelha, lábio, sobrancelha e o piercing smiley. Essas partes do corpo doem menos, devido a quantidade de pele nessas regiões.

Assim que a perfuração é feita é possível notar um leve inchaço e dificuldade para falar que pode durar até uma semana. Isso pode ser controlado com a ingestão de líquidos gelados.

Após a aplicação de um piercing na região da boca, é extremamente importante ser cuidadoso durante o período de cicatrização que vai geralmente de quatro a seis semanas.

No caso, de já levar a joia, o preço médio para a colocação é de R$ 100, mas para quem quer adquirir a peça junto com a perfuração, é preciso separar um pouquinho a mais, em média R$ 150, para peças simples.

Por que não é indicado comer chocolate ou carnes gordurosas quando faço piercing ou tatuagem? A carne de porco, camarão, chocolates e alimentos gordurosos aumentam a chance de inflamação.

Bebidas alcoólicas também prejudicarão a recuperação, além de bebidas com excesso de açúcar, como o refrigerante. Sucos e água gelada são as alternativas mais recomendáveis para você.

Durante a noite é normal que o furo possa liberar algum líquido, principalmente dias após a perfuração, e isso já se torna um ponto de proliferação de bactérias, que podem prejudicar a cicatrização.

Para aliviar esses incômodos, a dica é seguir uma determinada alimentação, pois existem limitações quanto ao que se pode comer após a perfuração. Nos primeiros dias após a aplicação do piercing, é indicado a ingestão de alimentos pastosos, para evitar a mastigação.

O modo ideal de fazer isso é utilizar água corrente em abundância e um sabonete antisséptico. Se a região estiver levemente inflamada, é recomendado limpar a pele em volta do piercing com uma gaze umedecida em soro fisiológico e, em seguida, desinfetar a área com o produto indicado por seu médico.

Como curar o inchaço na língua
Beber muita água e fazer bochechos com água morna e salgada pode ajudar no processo de cicatrização. Tratamentos tópicos, como géis anestésicos orais e medicamentos para aftas, podem ajudar a aliviar o desconforto.