O que significa um EV E-bit negativo?

Perguntado por: uleiria4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Um índice elevado indica que a ação da empresa está sendo bem avaliada pelo mercado. Neste caso, isso pode significar que a ação pode passar por um ajuste. Ao mesmo tempo, um EV/Ebit baixo sinaliza que a ação está sendo subavaliada, o que mostra um potencial de alta.

Média histórica: EV/Ebitda
A ação está cara ou barata? Primeiramente, deve-se sempre comparar o resultado com a média histórica da ação em questão. No caso de Vale, a média do múltiplo EV/Ebitda anualizado é de 3,6 x desde janeiro de 2020.

O Ebit serve para apontar o potencial de lucro de uma empresa – ou seja, limita-se à geração de receita. Como o indicador não considera impostos, o regime fiscal da empresa não faz diferença nesta análise.

Em uma situação comparativa entre empresas, ele consegue identificar qual delas está alinhada com seu objetivo, seja a compra ou venda de uma ação. Seguindo uma lógica de “quanto menor, melhor”, resultado ideal é de até no máximo 10.

Um Ebitda negativo mostra que a empresa não está gerando receita suficiente por meio da sua atividade operacional. Aquilo que entra no caixa devido à atividade fim da empresa não é capaz de cobrir os gastos e despesas do negócio.

Então, poderíamos concluir que, quanto menor é o número, melhor é o resultado para o investidor. Entretanto, é preciso lembrar que algum evento não recorrente pode ocultar a situação real de uma empresa. Por exemplo, uma companhia pode estar endividada, com um EV/EBITDA alto. Mas, no futuro, isso pode mudar.

Quanto mais alto o indicador, maior é a dívida. Índices de 1 a 2x são considerados saudáveis. Então, mesmo que a empresa apresente uma Dívida Líquida/EBITDA, ainda pode ser uma boa opção para o investidor.

EBIT significa Earnings Before Interest and Taxes – ou, em português, Lucro Antes de Juros e Impostos. Já EBITDA é acrônimo da expressão em inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que traduzida significa Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

Ao mesmo tempo, um EV/Ebit baixo sinaliza que a ação está sendo subavaliada, o que mostra um potencial de alta. Por isso, um indicador baixo mostraria que a ação está mais atrativa.

Quando o EV/EBIT está elevado, existe uma indicação de que a empresa possui uma boa avaliação no mercado. Consequentemente, isso significa que suas ações estão valorizadas. Enquanto isso, um EV/EBIT baixo demonstra que a empresa está sendo subavaliada.

Caso o EBITDA seja maior, o múltiplo pode variar entre 6 e 8. Quanto maior o EBITDA, mais valorizada é a empresa. Portanto, é importante encontrar um especialista em empresas que possa ajudar você nesse processo.

O EBITDA é o lucro da empresa em que não entra no cálculo: juros, impostos, depreciação e amortização. Enquanto isso, o lucro líquido é o valor final após serem descontadas todas as despesas fixas e burocráticas de uma empresa, até mesmo impostos sobre a renda.

O lucro operacional é também conhecido como EBIT, sigla em inglês para lucro antes dos juros e impostos. Ele fornece uma visão mais detalhada dos resultados operacionais de uma empresa, dado que não considera apenas os custos de produção (que são custos variáveis).

Para calcular o EBIT, será preciso subtrair os custos e todas as despesas operacionais (excluindo os juros e impostos) das receitas totais: EBIT = receitas totais – custos de produção – despesas de vendas e marketing – despesas gerais e administrativas – despesas com depreciação – despesas com amortização.

Pela fórmula, você deve ter percebido que antes de chegar ao EBITDA a conta dá como resultado o EBIT. Também chamado de lucro operacional, o EBIT demonstra o lucro que a empresa obteve com as atividades efetivamente ligadas ao negócio, excluindo ganhos ou despesas não relacionadas a isso.