O que significa um enxame de abelha no mundo espiritual?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Na verdade, muitos insetos são símbolos místicos ao redor de todo o mundo. No caso da abelha, esse significado pode variar, mas costuma representar a imortalidade, o sacrifício, a alma, o amor, a ordem, a limpeza, a comunidade e a obediência.

Metaforicamente, elas representam a necessidade de colaboração. Já a abelha rainha representa fertilidade. Se você vir uma abelha e ela começar a te rodear, misticamente, pode ser um bom sinal.

Energia das abelhas
Já se sabia que esse tipo de eletricidade, conhecida como eletricidade estática, ajuda os insetos a encontrar comida e até impulsiona as aranhas pelo ar, permitindo-as migrar por grandes distâncias usando fios de suas teias.

A primeira orientação acionar o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193, mantar distância do local onde o enxame ou mesmo a colmeia tenham sido vistos.

As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.

A Fênix é uma ave mitológica que representa os ciclos da vida, o recomeço e a esperança num futuro melhor. De origem egípcia, o mito está presente em várias culturas como a grega, romana, árabe e chinesa.

leão

Enquanto quinto signo do Zodíaco, o leão é regido pelo Sol e simboliza a alegria de viver, o orgulho, a ambição e o domínio.

Na Bíblia Sagrada, o mel é mencionado 61 vezes e seu significado é frequentemente associado à prosperidade e abundância. ”Uma terra que mana leite e mel", versículo que aparece 40 vezes na Bíblia é, talvez, o versículo mais conhecido e usado para descrever a Terra Santa.

As abelhas preferem árvores de pequeno porte, como as da famíliaMyrtaceae: goiabeira, jabuticabeira, pitangueira. Já das árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia, por exemplo. Palmeiras em geral também são bem atrativas para as polinizadoras, o que é uma vantagem para os que gostam de jardinagem.

Para se certificar, faça, primeiramente, uma inspeção em torno do telhado, no quintal, entre muros, ou ocos das árvores, aconselha o especialista. Mas, procure fazer num dia de sol, após às nove da manhã, ou ao entardecer após as catorze horas, horários de grande fluxo das abelhas, indo e vindo da colméia.

Em algumas culturas, acredita-se que a presença de abelhas dentro da cozinha pode ser um sinal de boa sorte e prosperidade. Essas culturas associam as abelhas à abundância, à fartura e ao trabalho árduo. Acredita-se que a presença desses insetos traga boas energias e a garantia de alimentos sempre disponíveis.

"Elas podem ser atraídas por flores ou plantas perfumadas que você tenha no jardim ou dentro de casa. Mas também fique atento a alimentos do dia a dia como frutas, sucos e até mesmo refrigerantes, que também chamam atenção das abelhas", comenta a especialista Fabiana Vieira.

Poderes e habilidades
Atualmente, ela está presa num tamanho reduzido e agora possui super-poderes, portanto, pode voar e produzir explosões supersônicas excepcionalmente fortes.

Em linhas gerais, as abelhas estão fortemente relacionadas com o trabalho e o esforço. Sonhar com esse animal indica bons presságios na vida material, e, principalmente, na vida financeira. Ele pode indicar boas novas na carreira e sorte com as finanças familiares.

No geral, a fumaça é provavelmente a maneira mais eficaz de afastar as abelhas de sua casa e mantê-las intactas e saudáveis. Em resumo, as abelhas são muito sensíveis ao cheiro da fumaça e quando sentem a fumaça elas entendem que há um incêndio por perto, saindo de perto o mais rápido possível.

Como dito acima, um enxame de abelha é a reunião de diversos insetos que se organizam em uma comunidade onde há a rainha, as operárias e os zangões. No caso de uma colmeia, este último tem como principal função procriar e manter a colônia povoada.

As operárias da abelha melífera (Apis mellifera) vivem em média 45 dias, mas podem chegar até cinco meses de vida em climas muito frios. Os machos são expulsos da colônia por volta de 10 dias de vida e vivem cerca de três semanas no ambiente, mas, caso encontrem uma rainha, morrem logo após a cópula.