O que significa um corpo está eletrizado?

Perguntado por: idomingues9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

No entanto, quando ele perde ou ganha elétrons dizemos que está eletrizado. Quando um corpo possui uma maior quantidade de cargas positivas, dizemos que perdeu elétrons, e por isso está eletrizado positivamente. Obs.: Um corpo nunca ganha prótons, porque está localizado na parte central do núcleo do átomo.

Um corpo está eletrizado quando o número total de prótons que possui é diferente do número total de elétrons.

A eletrização por indução consiste em aproximar um corpo previamente carregado, chamado de indutor, de um corpo condutor eletricamente neutro, chamado de induzido, de modo que a presença das cargas do indutor faça com que os elétrons do corpo induzido movam-se em seu interior, ocorrendo uma polarização de cargas.

Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa. Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.

A eletricidade de um corpo que obteve um processo de eletrização é denominada como "carga", que é um tipo de energia elétrica, por obrigatoriedade.

O atrito criado pela fricção do tecido em um ambiente seco, como o de uma secadora, pode provocar o aumento da carga elétrica nas roupas, gerando a eletricidade estática.

Eletrização por atrito
Ocorre quando atritamos dois corpos de substâncias diferentes (ou não), inicialmente neutros, e haverá transferência de eletros de um corpo para o outro, de tal forma que um corpo fique eletrizado positivamente (cedeu elétrons), e outro corpo fique eletrizado negativamente (ganhou elétrons).

a) Quando um condutor eletrizado é colocado nas proximidades de um condutor com carga total nula, existirá força de atração eletrostática entre eles.

Os processos de eletrização são fenômenos em que um corpo neutro perde ou recebe elétrons e torna-se eletrizado. Existem três tipos de eletrização: por atrito, por contato e por indução.

A forma mais simples de eletrizar um corpo é atritá-lo com um material de composição diferente. Gerada a fricção, elétrons irão abandonar um dos corpos, aquele que perder elétrons ficará carregado positivamente, já aquele que ganhar as cargas negativas ficará carregado negativamente.

O fenômeno da eletrização consiste na transferência de cargas elétricas entre os corpos, e essa transferência pode ocorrer por três processos conhecidos: por atrito, por contato e por indução.

É regida por dois princípios: o princípio da atração e repulsão das cargas elétricas e o princípio de conservação das cargas.

Quando um corpo eletricamente carregado é colocado na região do espaço onde existe um campo elétrico criado por um conjunto de cargas estacionárias, esse corpo fica sujeito à ação de uma força elétrica.

Se ligarmos um corpo condutor eletrizado negativamente à Terra, haverá escoamento de elétrons deste para ela , até que a sua carga elétrica se anule. A explicação é simples: o corpo eletrizado negativamente tem potencial negativo em relação à Terra.

Quando o corpo possui a mesma quantidade de prótons e elétrons, dizemos que ele é neutro. Mas, em certas situações, (atrito ou contato entre materiais), os corpos podem ganhar ou perder elétrons. Esse processo de perda ou ganho de elétrons chama-se eletrização.

A eletricidade estática é gerada pelo atrito do colchão com o corpo. Ela, por sua vez, eleva a produção do hormônio cortisol. O cortisol é muito importante no nosso dia a dia, especialmente para lidarmos com situações de pressão, mas é prejudicial ao sono. Ou seja, à noite é melhor evitá-lo.