O que significa um barulho de motor no ouvido?

Perguntado por: amendes5 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Sua origem pode variar de doenças psiquiátricas, estresse, vírus, hipertensão e até mesmo diabetes. Por isso, é recomendado procurar o otorrinolaringologista e realizar exames adicionais para compreender o quadro geral e iniciar o melhor tratamento possível.

Estresse e ansiedade
A ansiedade altera os níveis dos neurotransmissores que estimulam as vias auditivas, causando o barulho de asa de borboleta no ouvido. Nesse caso, você deve procurar um psiquiatra e um psicólogo para entender como diminuir o seu estresse e sua ansiedade.

Desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns deles. A impressão de que o zumbido atinge mais os idosos é falsa, mas tem uma explicação: cerca de 90% dos casos têm como causa principal a perda auditiva.

Neuroma acústico. Esse tumor não benigno (benigno) se desenvolve no nervo craniano que vai do cérebro para o ouvido interno e controla o equilíbrio e a audição. Também chamado de schwannoma vestibular, esta condição geralmente causa zumbido em apenas uma orelha.

Nesse caso é importante procurar um médico para checar os vasos sanguíneos e o ouvido. Mas qualquer barulho incomodo deve ser checado com o seu médico, para assim obter um diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado para o seu caso.

  • Acupuntura. Além dos inúmeros benefícios da acupuntura, o tratamento do zumbido no ouvido tem se destacado recentemente, segundo estudos e testes científicos. ...
  • Ginkgo biloba. ...
  • Drenagem da tuba auditiva. ...
  • Suplementos. ...
  • Ruído branco.

Como verificamos, o zumbido no ouvido tem cura para os casos em que a causa é identificada, já que ele se refere apenas a um sintoma de alguma doença. Nesse sentido, é fundamental sempre procurar um otorrinolaringologista para identificar a origem do problema e receber orientações para os melhores tratamentos.

O zumbido pode ocorrer muito rapidamente e desaparecer quase imediatamente. Porém, pode igualmente permanecer por vários meses – ou durante toda a vida. Geralmente, os médicos distinguem três formas de zumbido: Zumbido agudo: dura menos de três meses e normalmente desaparece de forma espontânea.

Porém, muitas pessoas estão associando o zumbido no ouvido também à ansiedade. Normalmente essa situação tem a ver com a ativação dos folículos dentro do ouvido que causam o barulho, incluindo a forma como eles foram danificados e o fluxo sanguíneo recebido do cérebro.

Um inseto, por menor que seja, pode causar desconforto, dor, inchaço, zumbido e até sangramento no canal auditivo. Outros sintomas possíveis são tontura e perda de audição. Mesmo sendo uma situação estressante, é possível impedir que o animal se aloje na parte mais interna do ouvido.

As causas de tinnitus pulsátil são diversas, entre elas podemos citar mudanças de fluxo sanguíneo, tais como aumento de fluxo sanguíneo, em geral, aumento de fluxo local ou fluxo sanguíneo turbulento. Outras causas podem ser hipertensão, ou estreitamento de vaso sanguíneo próximo ao ouvido.

A labirintite emocional é uma situação causada por alterações emocionais como excesso de estresse, ansiedade ou depressão que pode levar à inflamação dos nervos do ouvido ou do labirinto, que é uma estrutura presente no ouvido que é responsável pelo equilíbrio.

Outro sintoma de labirintite é o zumbido no ouvido. Também chamado de tinnitus, é uma sensação auditiva na qual há a percepção de um som, mesmo na ausência de qualquer som externo.

De acordo com a cardiologista Ana Catarina Periotto, o zumbido no ouvido em casos de hipertensão está relacionado aos bloqueios do fluxo sanguíneo no ouvido interno ou ao aumento da viscosidade do fluido do ouvido devido à pressão alta.