O que significa um amor de amigo?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

É o relacionamento que as pessoas têm de afeto e carinho por outra, que possuem um sentimento de lealdade, proteção etc.

Se você gosta de estar perto dele e tem interesses em comum, pode ser apenas uma amizade. Se surge uma atração física e sexual, fala-se em paixão. Por fim, se você sente por ele uma admiração intensa por suas qualidades e deseja estar ao lado dele por toda a vida (mesmo ciente de seus defeitos), trata-se de amor.

Philia

Philia (amizade profunda)
Philia é o amor que se desenvolve ao longo de uma amizade profunda e duradoura. É platónico, mas, no entanto, sente-se muito próximo das pessoas em quem confia e respeita a um nível muito pessoal.

No namoro, existe uma expectativa de exclusividade e compromisso com a outra pessoa. Isso significa que o casal se compromete a trabalhar juntos como uma equipe e a construir um futuro juntos. Em uma amizade, por outro lado, não há necessariamente essa expectativa de compromisso ou exclusividade.

Virou amizade, e agora? Se a dúvida surgir, é importante, primeiro, fazer uma autoavaliação: olhar para seus próprios sentimentos, desejos e planos. A partir de então, você deve abrir o jogo e ouvir o que o outro pensa sobre o assunto, com respeito e sem conflitos: — O diálogo é o centro de tudo.

Para o célebre escritor C.S. Lewis, o amor pode ser comunicado de quatro maneiras: Afeição, a forma mais básica de amar; Amizade, considerada a mais rara; Eros, o amor apaixonado; e Caridade, o maior e menos egoísta deles.

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape.

As palavras gregas para amor incluem 7 tipos que podemos experienciar

  1. Eros: amor apaixonado e romântico. ...
  2. Philia: amizade íntima e autêntica. ...
  3. Ludus: amor lúdico e sedutor. ...
  4. Storge: amor familiar incondicional. ...
  5. Philautia: amor-próprio. ...
  6. Pragma: amor comprometido e companheiro. ...
  7. Agápe: amor empático e universal.

É normal amar os amigos. Porém, como ter certeza de que o que você está sentindo não é um amor romântico? Às vezes, pode ser difícil entender a diferença entre uma amizade platônica e um tipo diferente de amor. Se estiver se sentindo confuso, tire um tempo para examinar seu relacionamento.

7 características de um bom amigo

  • Eles desafiam seu pensamento negativo. ...
  • Eles valorizam a honestidade. ...
  • Eles comemoram seus sucessos. ...
  • Eles valorizam os limites. ...
  • Eles calam as fofocas. ...
  • Eles são pacificadores. ...
  • Eles aceitam que você não é perfeito – e sabem que eles também não são.

Analise o que ele mais gosta de falar.
Quando há interesse, o amigo costuma fazer comentários específicos sobre o corpo e a sexualidade da amiga. No entanto, se ele se dirigir a ela com comentários similares sobre outra garota, está comprovando que a enxerga como se fosse um amigo homem.

Fazendo uma amizade virar namoro

  1. Namoros nascem de amizades.
  2. 1) Mostre que você é uma boa opção.
  3. 2) Dê algumas indiretas.
  4. 3) Faça elogios e dê presentes.
  5. 4) Reflita se há reciprocidade.
  6. 5) Tenha atitude.
  7. Enraizando o conhecimento…

A duração é a característica que mais ajuda a identificar os dois sentimentos. A paixão tende a ser mais intensa, porém, passageira. Ela pode surgir rapidamente, trazendo uma forte atração física e emocional por alguém, mas também pode diminuir com o tempo. Por outro lado, o amor é mais duradouro e estável.

Muitas vezes, buscamos “a” pessoa que nos entenda, que goste das mesmas coisas, que seja especial e amigo. Dessa forma, muitas pessoas começam a confundir os sentimentos. A necessidade de ter alguém faz com que uma pessoa próxima, que nos conhece com todas as nossas fraquezas possa ser nossa alma gêmea.

No estudo final, que analisou apenas 300 estudantes universitários, a “fase da amizade” durou quase 22 meses, em média, antes de se tornar romântica.

O desejo é rápido, chega como um cartão de visita inesperado na mente daquele que deseja. Não requer esforço e nem compromisso, qualquer um pode e vai desejar, mesmo que não queira. Já o amor, esse sim precisa de um querer, não é algo a ser descoberto, mas sim algo a ser edificado, lenta e esforçadamente.

O Amor romântico
Em uma “escala” de amor, primeiro sente-se atraído, começa a gostar, sentir afeição, e se esse relacionamento perdura vira amor. Por último, o amor ágape (amor incondicional/divino), é considerado por Lewis o mais importante dos amores, e uma virtude cristã.