O que significa Turbador?

Perguntado por: gcurado . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Que turba; agitador, perturbador.

Significado de Turbar
[Figurado] Sentir forte comoção; alterar-se, inquietar-se: turbou-se a ponto de não ter o que dizer. verbo transitivo direto, intransitivo e pronominal Deixar ou ficar turvo, opaco; turvar. Etimologia (origem da palavra turbar). Do latim turbare.

A turbação surge quando outra pessoa impede o livre exercício da posse, sem que o legítimo possuidor a perca de modo integral, ocorrendo muitas vezes através de um ato clandestino e violento. Assim, tem-se que a turbação é um ato realizado por outrem com a pretensão de causar prejuízo à posse do titular do imóvel.

A turbação ocorre quando um terceiro impede o livre exercício da posse sem que o legítimo possuidor a perca integralmente e muitas vezes se dá por meio de um ato clandestino e violento.

[Figurado] Agitação do espírito; inquietação; desassossego.

Que está transtornado ou preocupado.

1) Do Latim TURBARE, “agitar, sacudir, perturbar”. 2) Do L. SPOLIARE, “despojar de, roubar, retirar de”.

12 sinônimos de turbar para 5 sentidos da palavra turbar: 1 desordenar, revolver, revirar. O Juízo: 2 perturbar, transtornar, confundir.

“Não se turbe o vosso coração” significa literalmente “parem de se sentir perturbados”. Jesus disse essa frase ao dar suas últimas instruções aos seus discípulos antes da crucificação. Hoje, Ele nos fala diariamente aos nossos corações.

Por isso Jesus disse "não se turbe o vosso coração" (Jo 14.1). A palavra "turbe" é traduzida do grego "tarasso", que significa "agitado como as ondas do mar". Ou seja, as preocupações da vida agem em nossa mente como as ondas do mar: turbam os nossos pensamentos.

O esbulho, portanto, ocorre quando o possuidor ou proprietário perder, por violência ou clandestinidade, a posse exercida sobre um bem. No caso da turbação, existe uma limitação sobre o poder de posse de alguém, ou seja, o detentor do bem não consegue exercer sua posse de maneira completa e tranquila.

Você sabe o que é turbação? No sentido comum, turbação é tratada com relação ao exercício do direito de posse. É todo ato, conduta ou atitude que configure ameaça ao livre exercício da posse de um bem pelo seu possuidor.

560 do CPC/20015, se houver turbação, o possuidor tem direito de ser mantido na ação de manutenção de posse, enquanto que, se houver esbulho, o possuidor tem direito de ser reintegrado ação de reintegração de posse. Além disso, se houver ameaça, o possuidor poderá fazer uso do interdito proibitório.

São elas: Esbulho: é a perda total da posse. Viabiliza ao possuidor a restituição da coisa (ação de reintegração de posse); Turbação: turbação é o esbulho parcial, ou seja, é a perda de alguns po-deres sobre a coisa (incômodo da posse).

No caso de turbação, o possuidor tem direito a ser mantido na posse, utilizando-se da ação de manutenção de posse. A turbação direta é a exercida imediatamente sobre o bem. A turbação indireta é a praticada externamente, mas que repercute sobre a coisa possuída.

A turbação acontece quando a posse é somente ameaçada, perturbada. Em contrapartida, no esbulho, a posse é retirada do seu legítimo possuidor.

“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração.