O que significa Tupã na Bíblia?

Perguntado por: ucosta . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

[História] Deus; nome que os jesuítas, no processo de catequização dos índios, davam a Deus, ao criador do universo. [Gramática] Palavra grafada com letra maiúscula.

Tupã (que na língua tupi significa trovão) é uma entidade da mitologia tupi-guarani.

Tupã, foi fundada em 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão numa região de floresta virgem, localizada no espigão dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), traçado da Ferrovia. O nome escolhido - TUPÃ (o Deus do Trovão ou Espírito Bom), evoca uma homenagem aos primitivos habitantes do local, os índios.

O Tupã está instalado na Av. Victor Ferreira do Amaral, no complexo esportivo do Pinheirão. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 14h às 21h. Os ingressos diretamente na bilheteria ou antecipadamente através do site do Park, com valores de R$25 nos dias de semana e R$45 aos finais de semana e feriados.

Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.

Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura. É a deusa Lua e guardiã da noite.

FILHOS DE TUPÃ
São morenos e possuem traços indígenas. Personalidade : Tendem a ser rudes, autoritários e sempre tentam se impor sua liderança, seguindo o temperamento de seu pai. Por vezes podem ser amigáveis, mas quando irritados, são explosivos como uma tempestade.

Da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal, o que, em outras palavras, significa que Tupã é o deus supremo desse grupo indígena.

O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos. As divindades geralmente estão ligados a fenômenos da natureza, e, em função da luz no cultivo dos alimentos, os antigos egípcios atribuíram a Rá grande importância.

Quando falamos de religião indígena estamos falando de Xamanismo. Os povos indígenas foram considerados no decorrer da história como povos sem crenças que não possuíam Deus ou deuses, ou até ídolos, não possuíam religião alguma.

O progresso do município continuou marcante, e no dia 13 de junho de 1945, Tupã via instalada sua sede em comarca. Em 1º de janeiro de 1948 tomou posse o primeiro prefeito municipal de Tupã, Sr. Alonso de Carvalho Braga, eleito pelo sistema de sufrágio universal.

Fundada em 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão em uma região de floresta virgem, entre os rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), hoje, Tupã possui quase 66 mil habitantes (IBGE/2020) e é uma Estância Turística desde 2003.

O aniversário da cidade de Tupã, comemorado em 12 de outubro, teve seu primeiro bolo gigante.

Vizinho dos municípios de Herculândia, Arco-Íris e Iacri,Tupã se situa a 66 km a Norte-Oeste de Marília.

Distância entre o Tupã e as principais cidades

A cidade mais próxima de TupãRibeirão Preto: 291 km
A cidade mais longe de TupãNatal: 2438 km

Altino Martinez

Tupã! Composição: Altino Martinez.

Continuar lendo Quem é Tupã e Jaci?