O que significa tubo polínico?

Perguntado por: lnobrega . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

Ao ser depositado na parte feminina da planta, o grão de pólen germina e dá origem ao chamado tubo polínico. Esse tubo, então, transporta o gameta masculino (núcleo espermático) até o óvulo para que possa fecundar a oosfera.

O tubo polínico cresce através do estilete até o saco embrionário do óvulo – gametófito feminino maduro –, que é a região onde está localizada a oosfera.

É devido ao seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução. Essa independência foi conseguida devido ao fato de que o grão de pólen, ao chegar às estruturas reprodutivas femininas, germina, formando o tubo polínico, que conduz os gametas masculinos até o gameta feminino.

Questão Na evolução das plantas, o aparecimento do tubo polínico trouxe a vantagem de: eliminar a participação do gameta masculino na fertilização.

O GRÃO DE PÓLEN pode considerar-se o parceiro masculino no processo de reprodução sexuada das plantas com flor. É ele o responsável pela formação dos gâmetas masculinos (células espermáticas) e pelo transporte destes para o saco embrionário, onde ocorrerá a dupla fertilização.

O grão de pólen é produzido na antera da flor, que é a porção terminal dos estames.

Existem 2 tipos de polinização: a Autopolinização/Polinização Direta/Autogamia e a Polonização Cruzada ou Indireta. A autopolinização ocorre em uma mesma flor bissexuada, onde os estames desenvolvidos projetam-se sobre o gineceu, deixando cair os grãos de pólen de suas anteras, os quais fixam-se ao estigma.

Podemos definir o grão de pólen como um micrósporo que contém um gametófito masculino. Apesar dessas denominações complicadas, o conceito é bem simples. Isso significa que o pólen é um esporo capaz de germinar e produzir um gameta masculino, ou seja, é capaz de produzir a célula reprodutiva masculina.

Os insetos são atraídos pela cor e odor das flores. Além disso, nas flores encontram néctar para sua alimentação. Quando os insetos visitam as flores, tocam nos estames e consequentemente levam o pólen em seu corpo. Ao visitar outras flores, deixam cair o pólen no estigma, realizando a polinização.

Os maiores agentes polinizadores conhecidos são os insetos e, dentre eles, destacam-se os besouros, as borboletas e principalmente as abelhas.

Polinização é o processo de transferência de células reprodutivas masculinas para o receptor feminino da flor. Essa transferência acontece por meio do pólen. Uma vez que o gameta masculino encontra o gameta feminino, ocorre a fecundação. Da fecundação, acontece a produção de frutos e sementes.

Na evolução dos vegetais, o grão de pólen surgiu em plantas que correspondem, atualmente, ao grupo dos pinheiros. Isso significa que o grão de pólen surgiu antes a) dos frutos e depois das flores.

O pólen (do grego "pales" = "farinha" ou "pó") é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das angiospermas (ou pelas pinhas masculinas das gimnospermas), que são os elementos reprodutores masculinos ou microgametófitos, onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, que posteriormente irão se ...

Carpelo: Também chamado de pistilo, é a parte reprodutiva feminina, geralmente localizada no centro da estrutura floral. Possui uma base dilatada, chamada de ovário, seguida de uma fina porção superior, chamada estilete, que a deixa semelhante a um vaso.

Além da semente, uma outra adaptação presente nas gimnospermas para a vida terrestre é a presença do tubo polínico, que se desenvolve levando o gameta à oosfera e tornando a fecundação independente da presença de água.

O papel do tubo polínico é transportar o núcleo espermático até a oosfera. Então veja bem, o grão de pólen cai na micrópila e desenvolve o tubo polínico que leva o núcleo espermático até a oosfera. O núcleo espermático então fecunda a oosfera. Esta fecundação leva ao desenvolvimento do embrião.

O que são e qual é a função dos óvulos? O óvulo é o gameta feminino, é a célula que dá origem a uma nova vida quando fertilizada pelo espermatozoide (gameta masculino). Essas células se desenvolvem e amadurecem nos ovários a partir da puberdade, mas a menina já nasce com a reserva completa de ovócitos primários.

As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.

(1953), o pólen de frutíferas temperadas pode conservar-se razoavelmente a -18°C até por três anos. Pesquisas recentes, entretanto, sugerem o armazenamento de pólen por períodos indefinidos, a -196°C, pelo processo de crio preservação (LEE et ai., 1985).

O néctar é coletado pelas abelhas utilizando a probóscide e representa a fonte de energia para os adultos e crias. O pólen é a principal fonte de proteína, vitamina e lipídeos e é disponibilizado para as larvas dentro das células de cria.