O que significa TTPa alto?

Perguntado por: isales . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Exames com valores de TTPa acima de 70 segundos necessitam de maior atenção, pois indica uma situação de sangramentos espontâneos. Este exame também pode identificar deficiências dos fatores VIII, IX, XI, XII precalicreína e cininogênio de peso molecular elevado.

O TTPA analisa a via intrínseca e comum da cascata da coagulação. O TTPA é relativamente mais sensível às deficiências dos fatores VIII e IX do que às deficiências dos fatores XI e XII ou fatores da via comum, mas, na maioria das técnicas, níveis de fatores entre 15% e 30% do normal prolongam o TTPA.

O valor de referência do TTPa para uma pessoa saudável deve variar entre 24 a 40 segundos.

INTERFERENTES: Antibióticos, anticoagulante orais, heparina, epinefrina, contraceptivos orais, estreptoquinase.

O coagulograma permite avaliar a cascata de coagulação e, desta maneira, identificar falhas e o local da falha. De forma geral, permite avaliar se o corpo possui condições de estancar um sangramento ou se está predisposto à formação de coágulos.

Quais são os sintomas de coagulação excessiva?

  1. Dor e inchaço na perna devido a um coágulo na perna (trombose venosa profunda. Coágulos de sangue podem se formar em veias lesionadas, um... ...
  2. Falta de ar ou dor no tórax devido a um coágulo sanguíneo que se desloca para os pulmões (embolia pulmonar.

Se o coagulograma indicar qualquer alteração, o procedimento deve ser suspenso. Na clínica médica diária, é pedido para investigar sangramentos espontâneos ou fazer diagnóstico diferencial de sangramentos uterinos disfuncionais nas mulheres.

O TTPA é um procedimento laboratorial que avalia a via intrínseca (fatores VIII, IX, XI e XII) e comum (fibrinogênio, protrombina, fatores V e X) da cascata da coagulação.

Determinar a sensibilidade dos fatores da coagulação Os testes de TP e TTPA são considerados testes de triagem da coagulação. É importante conhecer a sensibilidade destes testes na identificação da deficiência de diferentes fatores da coagulação.

Valor de referência
Tempo de Protrombina (TP): -Tempo: 12,7 a 15,2 segundos. Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA): - Acima de 6 meses de idade: relação 0,86 a 1,19 (relação = tempo da amostra do paciente/tempo do normal do dia).

Distúrbios da via comum cursam com o prolongamento do TP e TTPa, os quais, quando hereditários, indicam deficiência de um dos seguintes fatores: fator X, fator V, protrombina ou fibrinogênio. Tais deficiências são raras.

Teste de Dímero-D: o exame de sangue de trombose
A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina.

Varfarina, Marevan®, Marcoumar®, dentre outros, são medicamentos prescritos para os pacientes que estão em maior risco para o desenvolvimento de coágulos de sangue, em termos médicos, dizemos que o paciente tem maior risco de trombose.

deficiência de vitamina K; desenvolvimento de anticoagulantes circulatórios – anticorpos que reduzem a atividade de um fator específico de coagulação; doença hepática grave – hepatite, cirrose, esteatose hepática aguda da gravidez ou insuficiência aguda das funções do fígado.

Coagulograma - R$29,00 - Labi Exames.

Um exame de sangue pode ajudar a determinar a extensão da hemorragia e se o paciente está anêmico.

Os coágulos sanguíneos são uma resposta fisiológica natural do organismo humano, que auxiliam no controle de um sangramento ou hemorragia. Quando o corpo sofre um corte ou uma lesão, as células sanguíneas se agrupam, recobertas por uma proteína chamada fibrina, de forma a interromper o sangramento.

O Tempo de Tromboplastina Parcial Ativo (TTPA) mede a via intrínseca da coagulação. Sua análise é indicada nos casos de suspeita de deficiência de fatores da via intrínseca, sendo eles os fatores VIII, IX, XI e XII, antes de intervenções cirúrgicas e controle de terapêutica de anticoagulantes.

O tratamento é feito pela correção da causa e reposição de plaquetas, fatores da coagulação (no plasma fresco congelado) e fibrinogênio (no crioprecipitado) para controlar o sangramento grave.

sensação de calor ao tocar na perna inchada; dilatação das veias, tornando-as mais visíveis sob a pele; dor ao toque na área afetada; pele mais dura que o normal na região.

Sinais e sintomas de trombose

  • Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  • Vermelhidão e calor no local afetado;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez da musculatura.
Continuar lendo O que é TTPA alargado?