O que significa tremores na perna do bebê?

Perguntado por: nfarias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Na fase da vida em que seu filho se encontra, na infância, os tremores podem ser desencadeados por momentos de estresse, cansaço ou emoção muito intensa.

Os médicos afirmam que essa movimentação toda é fruto de uma boa oxigenação e nutrição. Porém, não se assuste se o seu pequeno for mais quietinho, pois essa situação também é completamente normal.

Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.

Sinais e sintomas dos espasmos infantis
Os espasmos começam com contrações súbitas, rápidas e tônicas do tronco e dos membros, às vezes por vários segundos. Os espasmos variam de acenos sutis de cabeça até contrações do corpo todo. Eles envolvem flexão, extensão ou, mais frequentemente, ambos (misto).

Os bebês muito pequenos não têm uma maturidade adequada do intestino, não sabem usar adequadamente os mecanismos necessários para fazer cocô, portanto fazem força de forma ineficaz, pois não conseguem relaxar o intestino adequadamente. Isso gera um desconforto, dificilmente gerando dor forte.

Convulsões no bebé recém-nascido: sintomas e causas

  1. Olhar parado ou desvio ocular não alterável pela estimulação;
  2. Apneia;
  3. Tremor grosseiro das extremidades que não para com a contenção;
  4. Pestanejo repetitivo;
  5. Movimentos de mastigação persistentes e repetitivos;
  6. Movimentos convulsivos tónico/clónicos.

A relação entre equilíbrio e movimentos repetitivos
Os bebês anseiam por estimulação vestibular por meio de movimentos repetitivos como balançar e pular. Eles até fazem isso sozinhos, pulando e balançando a cabeça, aos 6-8 meses de idade.

A partir da 28ª semana, você já consegue ter um padrão de atividades do seu bebê. Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico.

Veja alguns sinais de quando o bebê está com gases:

  1. Barriga mais durinha e globosa;
  2. Mãozinhas fechadas;
  3. Rosto avermelhado;
  4. Choro mais de força, do que de dor ou fome;
  5. O bebê pode ficar fazendo força, como se quisesse soltar puns ou evacuar para se livrar dos gases.

Algumas comparam os movimentos com bolhas estourando, tremidas ou até mesmo gases. Algumas vezes a mamãe poderá perceber movimentos rítmicos do bebê. Na verdade esses movimentos ritmados são apenas soluços. Durante o desenvolvimento do diafragma é bastante comum que os soluços do bebê ocorram.

Causas comuns de agitação das pernas ou tremores nas pernas:
– Doenças que afetam o sistema nervoso central, por exemplo, doença de Parkinson. – Danos aos nervos. – Certos medicamentos, tais como medicamentos para a asma, lítio, certos antidepressivos e medicamentos anti-convulsivos podem causar tremores.

Os dois tipos de tremor incluem: Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca. Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada.

Quando esses espasmos musculares começam a ser muito frequentes e prolongados, é importante procurar ajuda médica. Nesses casos, pode ser necessária a intervenção por meio de medicamentos e fisioterapia”, explica a Dra.

A síndrome de West é diagnosticada através de sinais clínicos e eletroencefalográficos: atraso no desenvolvimento, espasmos físicos e traçado eletroencefalográfico com padrão de hipsarritmia.

Doença neurológica causa movimentos de torção involuntários pelo corpo. A distonia é um distúrbio neurológico que causa contrações musculares involuntárias graves, em qualquer região do copo, como se fosse um espasmo, mantido por certo tempo.

Movimentos distônicos
Eles envolvem repetidamente os mesmos grupos musculares. Não há urgência para realizar os movimentos distônicos, e não há alívio após a execução dos movimentos distônicos. A distonia geralmente piora com fadiga e estresse emocional e melhora com sono e relaxamento.

É uma condição que geralmente acontece nos primeiros meses do bebê, não vai durar anos, felizmente.

- Massagear a região abdominal estimula a evacuação e alívio da disquesia. - O choro do bebê é natural, afinal ele ainda não fala e não sabe dizer ao certo o que está sentindo. A força que ele faz para chorar pressiona a região abdominal e essa força resulta no trabalho dos músculos corretos para a evacuação.

1. Chá de camomila. O chá de camomila é calmante e antiespasmódico, ajudando a melhorar a digestão e acalmar o bebê, além de aliviar a cólica.