O que significa tremor Distonico?

Perguntado por: ncavalcanti . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Em geral, é um tremor com amplitude irregular e frequência variável, com direção predominante. Envolve duas situações: o tremor distônico, que afeta uma parte do corpo com distonia, e o tremor associado à distonia, que ocorre em uma parte do corpo não distônica em pacientes com distonia.

Ou seja, a distonia acontece devido a alguma alteração estrutural. E, por isso, podemos visualizar na ressonância magnética.

De forma geral, o uso de remédios no tratamento da distonia consiste em auxiliar o corpo no relaxamento dos músculos e melhorar os espasmos involuntários, como levodopa, tetrabenazine, triexifenidil, baclofeno, lorazepam, entre outros.

Os movimentos distônicos costumam se iniciar em uma parte do corpo, como pescoço, rosto, braços, pernas, cordas vocais, pálpebras ou olhos, e se alastrar por outras regiões. É chamada de distonia tarefa-específica aquela que piora com movimentos voluntários, como os de escrever ou caminhar.

Tipos de Distonia

  • Distonias focais: Forma mais comum. Acomete músculos específicos.
  • Distonias Segmentares: Afeta regiões próximas como pescoço e braço.
  • Hemidistonia: Um lado todo do corpo (direito ou esquerdo)
  • Distonia Generalizada: Na maioria dos casos, afeta o corpo inteiro.

O que é a Distonia Focal da Mão Específica
Também conhecida como Cãibra do Escrivão, a Distonia Focal da Mão Específica é um distúrbio neurológico caracterizado pela contração involuntária de músculos que podem se estender dos dedos das mãos até o ombro.

A distonia é um distúrbio do movimento neurológico muito complexo e altamente variável, caracterizado por contrações musculares involuntárias. É uma condição que não conhece limites de idade, étnicos ou raciais – pode afetar desde crianças pequenas a adultos mais velhos de todas as raças e etnias.

Gel antibacteriano ou lencinhos umedecidos ajudam a manter as mãos limpas enquanto você está fora de casa. Talco pode ajudar a absorver o suor e proporcionar melhor aderência às mãos. Nunca use luvas para encobrir as palmas das mãos suadas.

A neurologista do Sírio-Libanês explica que doenças neurodegenerativas, como a Esclerose Múltipla e a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), também podem desencadear espasmos musculares. No entanto, os pacientes diagnosticados com esses agravos também apresentam outros sintomas além dos espasmos musculares.

Distonia é uma condição neurológica caracterizada por movimentos involuntários de contração muscular, comumente confundida com o tique nervoso.

Sintomas de distonia cervical
Alguns sintomas se iniciam com o chacoalhar a cabeça de lado a lado, como se a pessoa estivesse chacoalhando sua cabeça para dizer "não". Alguns dos músculos da cabeça podem contrair-se e permanecer contraídos, ou eles podem contrair-se intermitentemente, torcendo o pescoço.

Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.

As possíveis causas dos espasmos nas mãos ou nos pés incluem: Distúrbios do cérebro, tais como doença de Parkinson, esclerose múltipla, distonia e doença de Huntington. Doença renal crónica e diálise.

A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos).

Problemas de movimento. Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.

Quando esses espasmos musculares começam a ser muito frequentes e prolongados, é importante procurar ajuda médica. Nesses casos, pode ser necessária a intervenção por meio de medicamentos e fisioterapia”, explica a Dra.

Deve ser procurado um fisiatra, um clínico geral ou um ortopedista, que observará o histórico do paciente e realizará exames físicos, laboratoriais e radiológicos, para detectar a causa correta do sintoma.

Alecrim: É uma especiaria muito utilizada na cozinha como tempero de muitos pratos. É muito benéfica para a saúde, especialmente para relaxamento. Pode-se fazer um banho de imersão, diluindo um pouco de alecrim, para aliviar cólicas menstruais ou espasmos musculares.

Qual a causa da distonia cervical? Pode ser idiopática (origem indeterminada), como quando tem origem genética, ou secundária a outras causas, como trauma, doença de Parkinson ou associada ao uso de alguns medicamentos.

Tremores no corpo
Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo. Os membros comumente atingidos são as mãos e as pernas, mas outras partes do corpo também podem sofrer com os tremores.

Entre as medicações e substâncias que podem causar ou agravar tremores estão: Amiodarona, Anfetaminas, Atorvastatina (Lipitor), Agonistas beta-adrenérgicos (por exemplo, albuterol), Cafeína, Carbamazepina (Tegretol), Corticosteróides, Ciclosporina, Adrenalina, Fluoxetina (Prozac), Haloperidol, Agentes hipoglicemiantes, ...