O que significa tremer durante o sono?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Outra explicação também é que esses espasmos podem ser reflexos do relaxamento dos músculos durante o início do sono. O cérebro interpreta o relaxamento como sinal de que a pessoa está adormecendo e caindo, e ativa os músculos para reagirem rapidamente.

Estresse, medo ou ansiedade - O organismo encara esses momentos de tensão e se prepara para uma reação de ataque. Uma série de hormônios estimulantes são liberados para manter a pessoa em alerta, como a adrenalina. Tais substâncias também levam à contração muscular involuntária que causa tremores, espasmos ou dores.

Os tremores no corpo são reações do organismo, que podem estar relacionados a fatores fisiológicos, psicológicos, mas também podem indicar doenças, como: Doença de Parkinson; Diabetes; Acidente Vascular Cerebral (AVC);

Tremores no corpo
Quando estamos ansiosos, o nosso corpo se prepara para lidar com o causador da apreensão demasiada. Para enfrentar o aparente perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em uma sensação de tremor ou espasmo.

De qualquer maneira, é uma experiência comum (a Academia Americana de Medicina do Sono relata que até 70% das pessoas já tiveram esse espasmo). Os espasmos ou puxões ocorrem mais comumente quando uma pessoa está dormindo em uma posição desconfortável ou está cansada.

São provocados pelo estresse emocional e físico, má qualidade do sono, desidratação, estiramento de músculos e ligamentos, sobrecarga muscular, atividade física além do limite, fratura óssea, torção ou contusão, gravidez, abuso do álcool e excesso de cálcio, magnésio, sódio e potássio.

Fraqueza muscular, tremores e dormência: Conheça alguns sintomas da deficiência de vitamina E.

Quais as causas de tremores?

  • tremor psicológico;
  • doença de Parkinson;
  • consequência de acidente vascular cerebral ou esclerose múltipla;
  • doença hepática grave;
  • abstinência de álcool;
  • hipertireoidismo;
  • doenças hereditárias;

O tremor de repouso é aquele que ocorre quando o segmento corporal está relaxado ou fora da ação da gravidade e que desaparece com ato motor voluntário. Costuma ser encontrado na doença de Parkinson (que é a causa principal), no parkinsonismo plus, no parkinsonismo heredodegenerativo e no parkinsonismo secundário.

Os dois tipos de tremor incluem: Tremor de ação – um movimento voluntário como levar um copo até a boca. Tremor postural – manter uma posição, de forma voluntária e contra a gravidade, como deixar um braço ou mão estendida ou levantada.

Medicamentos: Drogas de uso oral, como Propranolol, Primidona, Gabapentina, Topiramato e benzodiazepínicos, podem reduzir significativamente o tremor essencial. Injeções de Botox também podem ser uma opção de tratamento, principalmente em tremores vocais e de cabeça.

Propranolol e primidona são os medicamentos de primeira escolha. A dose inicial do Propranolol é de 20 mg, três vezes ao dia, podendo ser aumentado até 240 mg ao dia, avaliando-se sempre a frequência cardíaca e as contraindicações ao uso de betabloqueadores. A primidona deve ser iniciada na dose de 50 mg à noite.

Além dos sintomas mencionados acima, existem outros que podem ocorrer, como falta de ar, palpitações, coração acelerado, náuseas, suor excessivo, dor de cabeça e alteração dos hábitos intestinais. Caso você se encaixe no que descrevemos, não se acostume ou ache que vai passar sozinho.

O que é crise de ansiedade? Crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação.

As teorias apontam para dois lados: o espasmo é causado por ansiedade e inquietação antes de dormir, ou ainda, o corpo entra em estado de relaxamento, mas a mente ainda está ativa fazendo com que o cérebro te desperte para “regular” mente e corpo antes da fase REM do sono.

Ou seja, sonhar com queda é uma forma do organismo compensar essa diferença na posição aparentemente repentina, liberando estímulos para que acordemos e mudemos de configuração. Tudo é feito de forma intencional, por mais estranho que pareça. A mente desordena nossa imobilidade, com a sensação de uma queda física.

Fraqueza muscular nos braços ou nas pernas, sensação de instabilidade ao caminhar ou uma diminuição progressiva da distância total que você consegue andar. Dor e dormência que irradiam para os braços e/ou pernas, especialmente quando tais sintomas pioram com espirros, tosse ou ao sentar-se.

Doença neurológica causa movimentos de torção involuntários pelo corpo. A distonia é um distúrbio neurológico que causa contrações musculares involuntárias graves, em qualquer região do copo, como se fosse um espasmo, mantido por certo tempo.

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

Chás relaxantes: valeriana
Um dos remédios naturais mais indicados para o combate ao estresse e à ansiedade é a valeriana, planta com propriedades calmantes, sedativas e que aliviam tensões corporais – suavizando, por exemplo, espasmos musculares.