O que significa trem na gíria carioca?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 5 votos

Tem o mesmo significado de “trem” para os mineiros e “bagulho” para os paulistas, ou seja, serve para substituir a palavra coisa. Exemplo: Eu separei aquela parada que você pediu! Também pode ser usado como “isso mesmo”, “é isso aí”, como uma forma de concordar com algo que uma pessoa está dizendo.

As mais citadas foram: “tega”, “tamo junto”, “tranquilo”, “de boa”, “é nós”, “qual foi”, “mina”, “vacilão”, “mano”, “tá ligado”, “pega a visão”, “tipo que” e “fala tu”.

A gíria "trem" surgiu no estado de Minas Gerais, no Brasil. Ela é usada para se referir a algo que é bom ou legal. A origem exata da gíria é desconhecida, mas acredita-se que tenha surgido entre jovens e tenha se popularizado na década de 1990.

Esta é fácil: "busão" significa "ônibus".

Significado de 22: Maluco, aquele que age sem pensar nas consequências, louco.

Um clássico mineiro, trem pode significar praticamente qualquer coisa, objeto ou comida. Tudo pode ser um trem. Pode pegar aquele trem ali para mim? Estou com vontade de comer um trem bom hoje.

De acordo com o mais recente dicionário Houaiss, a partir de uma variação metonímica (substituição de nome ou expressão por outro que tenha relação, conferindo um sentido conotativo) “trem” passou a significar “objetos levados em viagem, bagagem” ou “conjunto de peças de roupa com que alguém se veste”.

Receptor desencadeado expresso nas células mielóides 2, também conhecido como TREM-2 (da siga em inglês, Triggering receptor expressed on myeloid cells 2), é uma proteína que, em humanos, é codificada pelo gene TREM2.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

Usa-se “a gente” como pronome de tratamento de primeira pessoa do plural, substituindo o pronome pessoal “nóis”.

Uai – Uai é uai, sô!

Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.

Interessante que o assunto mineirês veio à tona logo no dia em que alguns transtornos foram causados pelo seu desconhecimento por parte de alguns jornalistas, que escreveram a seguinte manchete: - ' Trens batem de frente em Minas.

4- Mermão. Junção das palavras “meu” e “irmão”, essa é uma das gírias cariocas que podem ser usadas tanto para se referir à pessoa com a qual se está conversando, seja um amigo ou não. Exemplos: Mermão, se você continuar contando mentiras, vai “dar ruim” pra você!

Além do s, o fonema r mais sussurrado também é bem característico da forma de falar do carioca. Em vez de “porrrta” como os paulistas, eles dizem “porta”.

13 – “Maneiro
Quando o carioca precisa afirmar que algo foi muito legal e interessante, é muito comum utilizar no seu diálogo a expressão 'Maneiro'. Podemos dizer que esta palavra é um adjetivo para “legal”, “show”, “gostei”.

Significado de subir 70: Gíria utilizada quando alguém faz uso de substâncias ilícitas.

Quando usado no caso de pessoas, a expressão que a pessoa está maluca. Ex: Parece que ela deu tilt, porque saiu correndo e gritando. Na área da dança moderna, o tilt é um movimento feito através da inclinação lateral do tronco em extensão.

3. Faixa rosa. Gíria para mulher brava, briguenta, marrenta. Essa mulher é faixa rosa.