O que significa treino metabólico?

Perguntado por: sbarreto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

"Um treino metabólico é o tipo de treino que usa exercícios em intensidade moderada a alta para aumentar alguns fatores fisiológicos, como a frequência cardíaca, com o objetivo de promover um gasto de energia mais eficiente - tanto durante como após o treino", explica.

Treino metabólico: Benefícios

  • Fortalecimento muscular;
  • Evita lesões;
  • Aumento da massa magra;
  • Queima calorias;
  • Trabalha os membros superiores e inferiores ao mesmo tempo;
  • Melhora a eficiência metabólica;
  • Ajuda a melhorar a postura.

A diferença básica entre essas duas modalidades de treino é o tipo de estímulo que produzimos nos músculos. Os treinos de força produzem estímulos mecânicos através da tensão criada pelo aumento de cargas, já o treino metabólico produz sinais bioquímicos através dos resíduos metabólicos.

Nesse sentido, a caminhada, a corrida e o ciclismo se destacam como atividades que aceleram bastante o metabolismo. Nas práticas, há muita demanda de oxigênio e sangue, além de muitas calorias para garantir força para o exercício.

Durante os treinos físicos, as estruturas musculares são rompidas, então, o anabolismo entra em ação já que ele reconstrói as estruturas orgânicas através de adaptações hormonais e bioquímicas. As estruturas podem ser musculares, energéticas, metabólicas, enfim, qualquer estrutura orgânica.

Segundo a associação americana, para não ser considerada uma pessoa sedentária é importante que você atinja o mínimo de 150 minutos de atividade física por semana. Em ritmo moderado, isso já seria suficiente para obter diversos benefícios que o exercício proporciona, inclusive emagrecer.

Assim, os circuitos metabólicos, os chamados treinos de curta duração, tal como os de alta intensidade (HIIT), promovem o ganho de massa muscular e a redução da gordura corporal, cuja principal característica é alternar exercícios de musculação, com exercícios funcionais e exercícios aeróbicos com o mínimo de pausas ...

Treinamento intervalado de alta intensidade. O HIIT — ou treinamento intervalado de alta intensidade — é uma das melhores maneiras de ganhar músculos rápido e atingir a hipertrofia. Cada treino dura apenas 45 minutos e deve ser praticado apenas duas vezes na semana.

Dieta Metabólica ou Dieta do Metabolismo: Com essa dieta você realiza uma refeição a cada três horas, um importante passo para garantir a saciedade e a perda de peso. A dieta estimula a prática de atividades físicas, em especial a musculação, como forma de favorecer a aceleração do metabolismo.

Benefícios do ativador metabólico de enzimas
reduz a ansiedade; diminui o apetite compulsório; auxilia na definição muscular; eleva a autoestima.

O ativador metabólico age como um agente lipolítico, “quebrando” os triglicerídeos dos adipócitos. Ele também é um diurético potente, ajudando a reduzir a retenção hídrica do organismo e da cafeína, o que aumenta o metabolismo celular e intensifica a lipólise.

E os resultados foram muito interessantes: um treino típico de força gera sim maiores ganhos de força que um típico de hipertrofia, porém, os dois produzem as mesmas respostas na hipertrofia. É isso mesmo. Quando o assunto foi ganho de massa muscular, os dois treinamentos tiveram o mesmo resultado.

É comum que o treino de definição muscular seja feito em circuitos com sessões intensas. Portanto, não foque tanto nos pesos, mas sim nos exercícios que consomem mais calorias e na variedade de localizados, para que todas as áreas do músculo sejam tonificadas.

“O exercício para hipertrofia é uma adaptação do corpo em relação àquela atividade”, lembra Guilherme. Então, para colocar seu corpo para trabalhar, entram em cena os exercícios resistidos, que são aqueles que aumentam a força dos músculos com o levantamento de peso ou usando faixas elásticas.

Eis as frutas indicadas para começar já a queimar mais calorias e a emagrecer:

  • Toranja. Possui propriedades que ajudam a combater a prisão de ventre e infeções do sistema urinário. ...
  • Maçã Não somente acelera o metabolismo, também funciona como um detox fígado. ...
  • Pera. Ricas em vitaminas e ácido fólico. ...
  • Kiwi. ...
  • Melão.

Para fortalecer, é melhor priorizar as repetições. Para aumento do volume da massa muscular, mais peso e menos repetições''.