O que significa transmissão vertical?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma IST durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda amamentação.

Já a horizontal é a transmissão de um agente infeccioso como bactéria, vírus, fungo ou protozoário (por exemplo: malária, dengue ou HIV) durante o contato entre duas pessoas que não estejam numa relação parental (mãe-filho) e as principais vias de contaminação são: via sexo, transfusão de sangue, mordida, picada, ...

A transmissão vertical consiste na transmissão de uma infecção ou doença da mãe para o bebê. Que pode acontecer, durante a gestação (intra uterina); no trabalho de parto (pelo contato com as secreções cérvico-vaginais e sangue) ou através da amamentação.

Há chances de transmitir o HPV para o seu bebê durante a gravidez ou parto, mas é muito improvável. Mesmo que os bebês contraiam o vírus, seus corpos geralmente eliminarão por conta própria. Em casos raros, as verrugas genitais podem ser transmitidas ao bebê.

Os agentes infecciosos podem adentrar o organismo pela pele, via respiratória, circulatória e mucosas, por exemplo. A transmissão também pode se dar de diferentes formas, podendo ser de maneira direta ou indireta. Os agentes infecciosos podem ser transmitidos de maneira direta ou indireta.

Apresenta duas formas, a direta, através do contato direto por ações como lamber, esfregar, morder, e o coito, e a indireta, via vetores e fômites.

Na transmissão horizontal direta, um hospedeiro suscetível adquire uma infecção tanto por contato físico com um hospedeiro infectado quanto pelo contato com secreções infectadas.

Transmissão vertical das Hepatites B e C: como ocorre? No caso das hepatites B e C, a transmissão vertical pode ocorrer durante o parto ou através do aleitamento materno. A vacinação da mãe e do bebê, juntamente com o uso de medicamentos antivirais, pode ajudar a reduzir o risco de transmissão dessas doenças.

Qual a probabilidade de você contrair uma IST? Todos os dias, cerca de 1 milhão de pessoas contraem uma IST. A chance de contrair uma IST é igual tanto para homens quanto para mulheres. Aproximadamente metade dessas infecções são clamídia, gonorreia, sífilis e tricomoníase, e todas têm cura.

Dor de cabeça; Visão embaçada; Febre; Não sentir os movimentos do bebê por mais de um dia ( após a 20ª semana gestacional);

A transmissão do agente infeccioso pode ocorrer por via parenteral (compartilhamento de agulhas, seringas, material de manicure e pedicure, lâminas de barbear e depilar, tatuagens, piercing, procedimentos odontológicos ou cirúrgicos que não atendam às normas de biossegurança) e relações sexuais desprotegidas, sendo ...

Principais vetores e doenças que transmitem
Os mosquitos são os vetores de doença mais conhecidos. Outros vetores incluem carrapatos, moscas, flebotomíneos, pulgas, triatomíneos e alguns caracóis aquáticos de água doce.

A transmissão pode ocorrer de maneira horizontal, por meio do contato direto do indivíduo infectado com o hospedeiro suscetível, ou indiretamente, por objetos ou aerossóis, pela água ou alimentos contaminados ou ainda por vetores animais, que podem ser vertebrados ou invertebrados.

A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante - bebê) e por transfusão de sangue.

Transmissão vertical: ocorre através da via placentária, podendo ser tanto na fase da doença aguda quanto na crônica e pode ocorrer durante a gestação ou no parto. Transmissão transfusional, a qual ocorre quando da transfusão de sangue. É importante via de propagação da doença nos centros urbanos.

Prevenção As medidas para prevenção da transmissão vertical do VHB são: a vacina e imunoglobulina, administradas até 24 horas após o nascimento, o que tem demonstrado alta eficácia, reduzindo-a em 85% a 95%.

Quem combate verdadeiramente o vírus é o sistema imune do indivíduo infectado. Em condições habituais, o HPV demora em média cerca de 12 meses (de 8 meses a 24 meses) para ser eliminado do organismo. Na infecção latente, não existe risco de passar o vírus para outras pessoas.

Não é recomendado ter relações sexuais se ainda for observada a presença de lesões, pois é um indicativo de que a infecção está ativa. Também há a possibilidade de existir lesões planas, que não são visíveis a olho nu, mas que podem transmitir o vírus. Lembre-se sempre de utilizar preservativos!