O que significa transformar a água em vinho?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Transformar água em vinho significa transformar a vida “velha”, cheia de pecados, em vida nova – o ser uma nova criatura em Cristo (simbolizada pelo vinho bom). Foi nas bodas de Caná da Galileia onde aconteceu o primeiro milagre de Jesus.

Este rito tem um significado profundo, pois relaciona Cristo e a Igreja. Cristo e a Humanidade. O vinho é Cristo (sangue) e a água a humanidade.

Nas palavras de Aimé Guibert, uma das estrelas do Mondovino, “ o vinho é uma relação quase religiosa do homem com os elementos naturais, com o imaterial. Portanto, o vinho, como expressão antropológica de um povo, é carregado de simbolismos vitais ao seres humanos.

Jesus Cristo e Seus discípulos foram a uma festa de casamento em Caná. Maria, mãe de Jesus, também estava na festa. Ela contou a Jesus que não havia mais vinho para servir aos convidados.

Peita, imposto, tributo, finta.

As talhas eram de pedra, como as tábuas da lei, e estão significando a Antiga Aliança.

E Jesus, depois que sua mãe lhe pede ajuda, transforma 600 litros de água em vinho da melhor qualidade (são seis potes de pedra nos quais cabem de 80 a 120 litros de água. Aos nossos olhos, parece que desta vez Jesus exagerou – ou, para muitos, nem deveria ter feito tal milagre.

De um modo geral, o vinho é associado ao sangue de cristo, assim como o pão representa o corpo sagrado de Jesus. Na Eucaristia, por exemplo, a bebida recebe o nome de vinho sacramental ou canônico e só é aceito pela igreja se estiver de acordo com uma série de restrições, incluindo o baixo percentual de álcool.

O vinho tem duas simbologias na Bíblia: sangue de Jesus e alegria! E vamos falar da Alegria! Uma alegria que vem do Espírito de Deus; que não se baseia em circunstâncias que nos fazem sorrir, mas uma alegria que vem mesmo em momentos de dificuldade!

Para os católicos, durante a missa o vinho representa o sangue de Jesus Cristo. Por isso, a bebida não pode ser de qualquer tipo.

O vinho é uma bebida importante na tradição judaica: é símbolo da alegria, festividades tradicionais e também da reza de santificação do Shabat. Durante a cerimônia e festa são utilizadas duas taças de vinho e os noivos sempre tomam a bebida na mesma taça para simbolizar a partilha total da sua vida.

É provável que Maria, Jesus e seus discípulos tivessem chegado no final das bodas de Caná, visto que o bom vinho já havia sido servido. O vinho era um ingrediente indispensável em uma festa judaica. Com o término do vinho, a festa estava comprometida e poderia acabar a qualquer momento.

A festa dos “Reis Magos” e do Batismo de Jesus formam, tradicionalmente, com as Bodas de Caná, a tríade da epifania. O acontecido em Caná da Galileia é o começo de todos os sinais, e que se prolongará ao longo da vida de Jesus.

Mesmo diante dessa “dificuldade”, Cristo disse “enchei as talhas de água”. Isso quer dizer que o milagre de Jesus foi muito maior do que alguns pensam, uma vez que a quantidade de água que transformou em vinho foi muito grande.