O que significa trança no mundo espiritual?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Na Antiguidade, as tranças eram usadas como símbolo e identificação de religião, classe social, etnia e estado civil. As tranças Nagô, por exemplo, eram feitas de diferentes formas, como um caminho na cabeça das pessoas escravizadas, e o objetivo era fazer um mapa traçando as rotas de fugas.

De acordo com Thayza, durante o período da escravidão no Brasil, as tranças eram utilizadas para identificar as tribos a que pertenciam os escravos. Por meio dos seus desenhos, elas também serviam como mapas e rotas para as fugas planejadas.

Estudos apontam que as tranças surgiram na África, 3500 anos antes de Cristo. O penteado era usado para diferenciar tribos, idade e classe social. Segundo a autora do “Livro do Cabelo”, até hoje elas têm muita presença em países africanos, como Somália, Madagascar, Angola, Nigéria e Senegal.

São tranças individuais feitas em toda extensão do cabelo e une o cabelo natural com o sintético. Protege de danificações e permite seu crescimento forte e saudável.

A box braid é uma trança ancestral poderosa e está presente em todos os cantos do planeta. Ao envolver os fios com o material escolhido, as tranças garantem mais proteção ao cabelo e são uma opção ideal para quem está passando pela transição capilar, pretende deixar os fios crescerem ou quer apostar num novo visual.

Egípcios

Egípcios e uma grande variedade de etnias africanas, chineses, gregos clássicos,celtas antigos, Europa medieval, nativos americanos, entre outros, faziam uso das tranças.

Bintou não podia ter tranças porque ainda era uma menina, e menina não deve se preocupar com essas coisas, com vaidade. Tranças são só para mulheres. O livro fala, no fundo, desse rito de passagem.

De acordo com registros de alguns estudiosos, as primeiras tranças foram encontradas há 22 mil anos antes de Cristo nas estátuas de Vênus de Brassempouy e a de Willendorf. Porém, a técnica de traçar os cabelos foi notada mais tarde, há 3.500 anos antes de Cristo na África.

Nagô significa caminhos. Quando se trata de penteado afro, a mesma pode ser reta ou assimétrica, caracteriza-se por diversas tranças, fixadas no couro cabeludo, com ou sem fibra, a durabilidade das tranças nagô, variam de 1 a 3 semanas.

O que realmente diferencia os modelos é o modo de trançar. O nagô é feito bem perto da raiz e as tranças ficam rasteiras e bem presas ao couro cabeludo. Já para fazer as box braids, a trancista precisa dividir todo o cabelo em mechas, que são trançadas na extensão escolhida.

Você sabe o que são as box braids? São aquelas tranças finas, feitas desde a raiz do cabelo, que unem fibra sintética e cabelo natural.

Tranças box braids em cabelo liso e apropriação cultural
O termo “apropriação cultural” se refere à comercialização em grande escala da cultura de grupos marginalizados, enquanto o grupo em si não lucra nada com isso.

A trança dupla, apelidada de "stacked braid", é uma das que está fazendo mais sucesso no momento. Ela conta com um efeito de trança volumosa com uma outra mais fina ao centro, como se fossem tranças "empilhadas" uma na outra.

Nesse processo de cuidados capilares, a figura de uma profissional se destaca: a trancista. São mulheres pretas que fazem suas rendas com o cuidado dos cabelos de outras mulheres e homens negros.