O que significa Tracer no Parkour?

Perguntado por: avidal . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

No caso da Ginástica Artística, o nosso trabalho é voltado aos movimentos de base, como estrelas, paradas de mão, aparelhos de solo e salto.

A atividade pode ser praticada em áreas urbanas e rurais. Os obstáculos a serem superados podem ser qualquer coisa no ambiente circundante, desde ramo de árvores e pedras, até grades e paredes de concreto.

Como é uma aula de parkour
No Parkour exploramos movimentos naturais do corpo humano como correr, saltar e escalar, combinadas com técnicas específicas que melhoram o desempenho e previnem lesões. O Parkour é uma prática que explora todo o potencial físico e mental de quem pratica.

O praticante do Parkour é chamado de traceur (algo como traçador – de rota – em português), e as praticantes, de traceuses (feminino de traceur). Seu objetivo é tentar encontrar um meio de fazer os caminhos que as pessoas normalmente fariam andando, de maneiras diferentes.

Georges Hebert criou o Parcours du Combattant; Que hoje chamamos de pista de obstáculos militar. Do parcours, que significa 'percurso', veio o nome Parkour, o qual David reconhece seu amigo Hubert Kounde como tendo criado.

Além disso, esse esporte é visto por muitas pessoas como uma filosofia de vida, pois ele está relacionado ao crescimento pessoal e à superação de obstáculos. Por isso, tem como lema duas frases: “Ser forte para ser útil” e “Ser e durar”.

O Parkour no Brasil começou em 2004 com vários praticantes começando a atividade ao mesmo tempo. O nomes que mais se destacaram nessa época são o do Tracer Leonard Ribeiro Jacinto (conhecido como Leonard Akira ou somente "Akira") criador do Grupo Parkour Brazil e Eduardo Bittencourt criador do grupo Le Parkour Brasil.

Em competições, existem duas categorias de parkour: speed-run e freestyle.

Reino Unido é 1º país a reconhecer o parkour como esporte | Exame.

Dessa colaboração entre os membros, surge uma das principais características da modalidade: o parkour não é um esporte competitivo. “Na nossa visão, não faz sentido colocar à prova pessoas tão diferentes e com ritmos de aprendizado diferentes”, explica Lucas. A coesão dos integrantes é essencial.

O parkour surgiu nos anos 1980 e só se popularizou em 1997, quando um de seus criadores, David Belle, deu entrevistas a emissoras de tevê norte-americanas. A Associação Brasileira de Parkour foi criada em 2005. Desde então, a segurança também aumentou. Os pioneiros aprenderam técnicas por meio da experimentação.

R$ 43

O preço em média de um aula de parkour é de R$ 43.

A história do Parkour no Brasil tem seu início no começo de 2004, quando jovens de São Paulo e Brasília começaram a se aventurar nessa prática de origem francesa, e estudar sua filosofia. Em São Paulo, o grupo hoje conhecido como Le Parkour Brasil começava a imitar os videos de David Belle vistos na internet.

Infelizmente são poucos, no parkour, profissionais da área de Educação Física, que são capacitados pra tais avaliações. Atualmente no Brasil o ensino do parkour acaba ocorrendo de forma empírica, na maioria das vezes sem formação para trabalhar aspectos mais específicos da Educação Física. Dentro do possível.

São conhecidos como tracer/traceur, o praticante do sexo masculino e traceuse do sexo feminino, que significa traçar ou ir rápido (BIANCHI, 2008).

O Parkour nasceu a aproximadamente 10 anos nos subúrbios de Paris, na França, quando Sebastian Foucan e David Belle passaram a utilizar técnicas de uma atividade conhecida como Método Natural, modalidade na qual Raymond Belle, pai de David, era especialista.

O Parkour teve seu inicio no Brasil em 2004. A partir de então, a prática se tornou frequente entre os jovens nas cidades grandes.