O que significa tomar a sua cruz e seguir?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Tomar sobre si a sua cruz e seguir o Salvador significa continuar com fé no caminho do Senhor e não nos deixar levar por hábitos mundanos.

“Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” (Mt 16,24) Jesus está em plena vida pública, anunciando abertamente que o Reino de Deus está próximo, e se prepara para ir a Jerusalém.

Ser um seguidor de Cristo significa nos esforçarmos para que nossas ações, nossa conduta e nossa vida estejam em conformidade com o padrão do Salvador. Significa adquirir virtudes. Significa ser um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo.

E ensinou: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15; ver também versículos 21, 23). Afirmou que o cumprimento de Seus mandamentos exige que Seus seguidores deixem para trás o que Ele chamou de “o que entre os homens é elevado” (Lucas 16:15) e “a tradição dos homens” (Marcos 7:8; ver também versículo 13).

“Está consumado.” (João 19:30)
Seu sofrimento pelos pecados do mundo estava completo. Poderia haver um momento mais glorioso em toda a eternidade? Os acréscimos inspirados que o Profeta Joseph fez à Bíblia ensinam-nos que antes de o Filho dizer “está consumado”, Ele dirigiu-Se ao Pai.

O poder da cruz: poder para colocar todas as coisas em ordem
O poder que nos foi dado pela palavra da cruz é um poder pelo qual podemos colocar todas as coisas em ordem de acordo com a sabedoria de Deus. Pensamentos e argumentos inteligentes não podem levar ninguém à unidade perfeita, mas a palavra da cruz pode.

A mensagem da cruz é o próprio Evangelho em sua plenitude. Isso significa que a palavra da cruz é a revelação de Deus centrada na obra de Cristo, isto é, na encarnação e crucificação de Cristo. A mensagem da cruz fala unicamente de Cristo. Na mensagem da cruz não há espaço para qualquer habilidade ou realização humana.

Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?

quem não tomar a sua cruz e não vem atrás de mim num ele poderá ser meu discípulo não pode seguir assim repetindo parte po partilhe quem não toma a sua cruz e não vem atrás de mim em você em não tomar o nosso ataque. vem atrás e mais uma vez um dois três veneza mim num ele poderá ser meu discípulo.

22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

Ao jovem rico que perguntou o que deveria fazer para ter vida eterna, Jesus respondeu: “Vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres (…) e vem, e segue-me” (Mateus 19:21). E, a cada um de nós, diz: “Se alguém me serve, siga-me” (João 12:26).

Ele é a segurança que Deus colocou diante de nós, para que façamos deste mundo o melhor dos mundos possíveis para viver.

Os colaboradores de Jesus tinham nome: “Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor”.

Mateus

Mateus, também chamado de Levi, era filho de Alfeu conforme os Evangelhos de Marcos e Lucas (Marcos 2,14) (Lucas 5, 27). Antes de ser chamado para seguir Jesus, Mateus era um coletor de impostos do povo hebreu, durante a dominação romana.

1. Que, aquele ou aquilo que segue alguém. 2. Sectário; partidário.

Um discípulo é alguém que foi batizado e que tem o desejo de tomar sobre si o nome do nosso Salvador e de segui-Lo.

Cristo requer que tenhamos uma vida de entrega total. Este é o caminho para conhecermos as coisas mais profundas: “Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Romanos 11: 33.

A Bíblia diz que a primeira frase proferida por Jesus na cruz foi “Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem” (Lucas 23:34), referindo-se aos romanos e à multidão que o condenaram.