O que significa toga preta?

Perguntado por: uesteves . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

O traje especial é sinal da impessoalidade e da imparcialidade do Estado, dois princípios constitucionais que regem os julgamentos. A indumentária tem cor preta, é colocada por cima da roupa tradicional e cobre praticamente todo o corpo do indivíduo.

A toga dos magistrados e a beca dos membros do Ministério Público e dos advogados, devido ao seu simbolismo e responsabilidade, só deve ser usada quando no exercício solene de suas funções, principalmente nas sessões dos tribunais de justiça e do júri.

O uso da toga e da beca representa uma forma de lembrança e sinal do sacerdócio desses profissionais devotados ao Direito e à Justiça, denotando respeitabilidade e austeridade, o que é enfatizado pelo fato de ser na cor preta. Mais do que a beca, a toga simboliza poder, dando representatividade a quem a usa.

Hoje, a utilização de uma indumentária especial se estende ao membro do Ministério Público e aos advogados que participam das sessões plenárias. Eles vestem trajes pretos, chamados de becas. Os servidores que assessoram o Plenário também usam capas pretas.

Os advogados devem usar a cor vermelha nos detalhes de suas vestes talares. A mesma cor do rubi de seus anéis. Verde é cor da área de saúde, usada pelos médicos. A mesma da esmeralda de seus anéis.

Resposta: Existem vários tipos de togas, mas as mais comuns são a toga branca, usada por estudantes em formaturas, e a toga preta, usada por profissionais em cerimônias de graduação.

Faz parte de seu modo de ser o uso da toga para os atos formais. Nos julgamentos é obrigatório o seu uso pelos magistrados. Mesmo os advogados, para dirigirem-se à Corte, devem usar becas.

O juiz usa a toga, enquanto advogados e membros do Ministério Público utilizam a beca. Segundo a tradição, o uso dessas vestimentas remete aos sarcedotes da Roma antiga.

No dicionário becas e togas são sinônimos, porém para os juristas eles só usam togas, já a beca seria para os demais atuantes no ramos do direito.

O preço unitário da beca de gala é de R$ 1.350. As 7 unidades sairão por R$ 9.450. A peça deve ser confeccionada em cetim preto, com tecido 100% poliéster.

Alguns historiadores acreditam que elas foram popularizadas pelo rei francês Luís 14 (1638-1715), que tentava esconder sua calvície. No século 18, advogados, juízes e demais membros da classe alta começaram a usar as perucas para se distinguirem das outras pessoas.

malhete

Também chamado de malhete, o martelo do juiz, todo em madeira, é, juntamente com a deusa Thêmis e a balança da justiça comutativa, um dos mais fortes e conhecidos símbolos do direito e da justiça.

Como comentei, o logotipo deve transmitir os valores do escritório, mas você deve buscar destacar também elementos que remetam ao compromisso da empresa com a área em que atua, considerando o público que ela atende e os serviços que presta.

A cor vermelha simboliza atenção, urgência, situações que exigem tomada de decisões importantes.

Para os romanos, o sentido da toga se relacionava à memória dos seus ancestrais, pois era uma vestimenta própria dos oradores, dos magistrados, dos senadores.