O que significa tocar o sino na igreja católica?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Além do toque para avisar acerca das horas, o sino toca para anunciar quando uma missa vai começar e também há badaladas diferentes para anunciar algum acontecimento importante para a Igreja Católica. Mas não é somente na torre da Igreja que encontramos o barulho do sino.

O responsável pela fabricação do sino é um artesão geralmente denominado de fundidor, ou ainda mestre fundidor; mas também pode ser chamado de sineiro. A ele cabe determinar as dimensões, o formato, a sonoridade e demais características do sino. Todos esses elementos incidem sobre a afinação do sino.

O sino (do Latim signum - sinal) é um dispositivo de produção de som, tendo como função básica a percussão, além da função religiosa e a sinalização. Basicamente, seu formato é o de um cone oco que ressoa ao ser golpeado por um badalo, ou martelo, incluído dentro do sino, ou em malho separado.

Toque um sino no seu quarto
Sinos são símbolos mágicos. Dentre as funções que exercem, duas são muito importantes: atraem boas energias e afastam as negativas. Em casa, basta tocar um sino em cada canto do seu quarto e na porta.

Alguns moradores da região central ficaram temerosos porque, na liturgia da igreja Católica, quando o sino toca fora de hora significa a morte do arcebispo local.

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse acaridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

O sino ou sineta na Umbanda serve para chamar as entidades para que estejam presentes no local sagrado.

Segundo o Padre, o sino toca às 6:00, 9:00, 12:00, 15:00 e 18:00 que seriam horas canônicas da igreja e é parte integrante dos rituais. Outros casos também ocorreram em outras cidades do país.

No Instituto do Câncer, o Sino da Vitória representa vida e felicidade pois, quando você o ouvir tocando, significa que um paciente concluiu a fase de quimioterapia; um momento muito importante do seu tratamento.

O sino é tocado também na apresentação da hóstia consagrada e do cálice consagrado, logo após a consagração. O sino deve ser tocado três vezes, respeitando um intervalo de cerca de 3 segundos entre cada toque. A palavra chave da epíclese será grifada e negritada.

A palavra sino tem origem do latim “signum”, que significa sinal e é um instrumento de percussão inventado na China há cerca de 4.600 anos. Nesse período, era considerado um objeto pagão. Não estava ligado a religião mas sim a uma função. Um sino é um dispositivo simples de produzir som.

Onomatopeia de campainha: din-don ou ding-dong. Onomatopeia de badalar dos sinos: blém-blém.

Tilintar ou Barulho de sino.

Alguns dos indícios de que você pode estar sobrecarregado com energias negativas são:

  1. Você se sente sempre cansado.
  2. Você está adoecendo com muita frequência.
  3. Você está impaciente sem motivo aparente.
  4. Você se sente excessivamente sensível e vulnerável.

“Os indicadores de que você está sendo atacado por energias ruins são dores no corpo, sono excessivo, falta de apetite e tristeza. Se perceber que essas dores não melhoram com remédios e descanso, muito provavelmente você está sendo vítima de obsessores”, afirma.

O sino é um dos símbolos natalinos mais tradicionais. Para os cristãos, ele representa o nascimento de Jesus. As badaladas sempre anunciam algum acontecimento importante. Além disso, acredita-se que o som do instrumento pode trazer boa sorte.

A primeira coisa que chega lá: três carreiras do sino grande. Ao fim das três carreiras, nove badaladas, se for homem: cinco no grande, quatro no pequeno.

O seu corpo é constituído de uma liga metálica chamada bronze, que é uma combinação de cobre e estanho em proporções que podem sofrer ligeiras variações. No interior do sino encontra-se o badalo - um pêndulo que, quando oscila, atinge o corpo fazendo com que o sino soe.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

Georg Melchior Hoffmann

O primeiro documento que cita o sino como instrumento musical é atribuido ao compositor alemão Georg Melchior Hoffmann, que viveu no século XVII. O uso pelo Cristianismo é datado do século V, por volta do ano 400, em mosteiros da região da Campanha, no sul da Itália.

6 Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.