O que significa tocar no esquife?

Perguntado por: odorneles5 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Caixão de madeira para levar os mortos, ou aquilo sobre que se leva alguma coisa. No A.T. a palavra é a mesma que se usa para cama. Coisa curiosa é que, embora sejam freqüentes na Bíblia as referências aos funerais, é somente mencionado duas vezes o esquife, ou féretro (2 Sm 3.31 – Lc 7.14).

Naim significa aconchego, tranqüilidade, calma, o que nos leva a crer que aquele era um bom lugar de se viver. Hoje a cidade de Nain fica situada na província Iraniana central de Esfahan, onde são produzido um dos mais finos e sofisticados tapetes do mundo.

Movido de grande compaixão, Jesus estendeu a mão e, tocando nele, exclamou: “Eu quero. Sê purificado!” Então, Ele se levantou, repreendeu o vento e ordenou ao mar: “Aquieta-te! Silencia-te!” E logo o vento serenou, e houve completa bonança.

Sem temer a impureza ritual, Ele “tocou o esquife”, e todos da procissão “pararam”. Depois, ordenou: “Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que estava morto assentou-se, e começou a falar; e [Jesus] entregou-o à sua mãe” (versículos 14–15).

O filho da viúva de Naim tinha aproximadamente 17 anos, quando morreu e foi ressuscitado por Jesus.

substantivo masculino Caixão mortuário; caixa de madeira usada para enterrar defuntos.

Um caixão, também conhecido por ataúde, esquife, féretro ou urna funerária, é uma caixa ou recipiente resistente e impermeável, provido em seu interior de material absorvente, usada para acondicionamento, transporte e sepultamento de restos mortais humanos.

Este evento é relatado no Evangelho de Lucas e é a primeira das três vezes, nos evangelhos canônicos, que Jesus traz alguém de volta à vida (as outras foram a ressurreição da filha de Jairo e a ressurreição de Lázaro).

A história da viúva de Naim ficou conhecida na Bíblia porque Jesus ressuscitou seu único filho. O milagre envolvendo a ressurreição do filho da viúva de Naim é um dos mais emblemáticos de todo o ministério terreno de Jesus (Lucas 7:11-16).

Naim significa aconchego, tranqüilidade, calma, o que nos leva a crer que aquele era um bom lugar de se viver. Hoje a cidade de Naim fica situada na província Iraniana central de Esfahan, onde são produzido um dos mais finos e sofisticados tapetes do mundo. Naim fica a uma curta distância do Monte Tabor.

Compaixão é um sentimento típico dos seres humanos e que se caracteriza pela piedade e empatia em relação à tristeza alheia. A compaixão desperta a vontade de ajudar o próximo a superar os seus problemas, consolando e dando suporte emocional.

Ele só não permite que nenhuma dor, enfermidade e tormento dessa vida nos tire do Seu coração, que tire nossa paz e comunhão com Ele. Na dor, na enfermidade, no sofrimento ou no tormento da vida, a comunhão com Deus nos põe em sintonia com o Céu! Deixemos, permitamo-nos ser tocados, curados e cuidados.

Uma das primeiras maneiras de nos colocarmos para ser usados por Deus é buscar a preparação espiritual. Nossa espiritualidade precisa estar aguçada, o que só é possível quando estamos em um relacionamento constante com o Senhor. Essa relação pode ser alimentada por meio da oração, nosso meio de comunicação com o Pai.

Significado de Orla
Barra de saias ou vestidos; cercadura.

Certo dia, ela viu Jesus rodeado de muitas pessoas. Ela acreditava que ficaria curada só de tocar as vestes de Jesus; por isso abriu caminho em meio à multidão e tocou Suas vestes. Ela ficou curada imediatamente.

Jesus contou a parábola do Bom Samaritano porque alguém lhe perguntou quem era seu próximo, que deveria amar como a si mesmo. Com essa parábola, Jesus mostrou que o próximo é aquele que está ali, no seu caminho. Jesus não fez distinção entre amigos e inimigos, gente boa ou gente ruim.