O que significa Tirads 3 e 4?

Perguntado por: uqueiroz . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

TI-RADS 3: pouco suspeito; TI-RADS 4: moderadamente suspeito; TI-RADS 5: altamente suspeito.

TR3 (3 pontos): Pouco suspeito; TR4 (4 a 6 pontos): Moderadamente suspeito; TR5 (7 pontos): Altamente suspeito.

TI-RADS 2: não suspeito; TI-RADS 3: pouco suspeito; TI-RADS 4: moderadamente suspeito; TI-RADS 5: altamente suspeito.

TI-RADS 3: lesão levemente suspeita. Se o nódulo for maior que 2,5 cm, deve-se realizar PAAF. Se o nódulo tiver entre 1,5 e 2,4 cm, a ultrassonografia deve ser repetida em 1,3 e 5 anos. 4,8% dos nódulos TI-RADS 3 são cânceres. TI-RADS 4: lesão moderadamente suspeita.

Nem todos as alterações birads 3 precisam ser operadas. Na verdade, a maioria delas é apenas acompanhadas, mas em alguns casos é necessário uma investigação como uma biópsia. Consulte sempre seu mastologista para tirar suas dúvidas !

Nódulo não palpável, microcalcificações redondas ou ovais e alguns tipos de lesão podem se enquadrar na categoria 3. Então, apesar de esses achados serem, normalmente, benignos, o médico não pode assegurar se podem ou não evoluir para câncer.

Categoria 3: é utilizado nas avaliações onde o resultado é “provavelmente benigno”. Nestes casos a mamografia deverá ser repetida após 6 meses. Se o novo exame repetir a classificação BI-RADS® 3, uma nova mamografia deverá ser feita após 6 meses (12 meses após a primeira).

Em algum momento, podem ocorrer alterações em sua estrutura, caracterizando um nódulo. O conceito de nódulo costuma assustar, porque as pessoas logo associam com câncer. “Mas a maioria dos nódulos de tireoide são benignos. Apenas cerca de 5% a 10% são malignos”, informa a Dra.

Outros sintomas que também podem ser percebidos em casos de câncer de tireoide são:

  • rouquidão persistente e/ou alterações da voz;
  • inchaço no pescoço;
  • dor no pescoço;
  • mudança do padrão de crescimento de um nódulo já em seguimento.
  • tosse constante;
  • dificuldade para engolir;
  • problemas para respirar.

Caraterísticas do nódulo maligno de tireoide
Cintia Santos, endocrinologista do CHN, explica que o câncer de tireoide se apresenta como um nódulo, podendo ser sólido ou misto, e não gera sintomas na grande maioria dos casos. Os nódulos malignos de tireoide são geralmente espessos, duros, irregulares e indolores.

A indicação clássica de cirurgia é para nódulos benignos maiores de 4,0cm. Mas na prática diária, nós cirurgiões vemos que quem tem nódulos benignos que passam dos 3,0cm dificilmente vai escapar de uma cirurgia na tireoide.

Quando ela é indicada? A punção da tireoide é um exame indicado para casos em que a pessoa apresenta nódulos maiores que 1 cm. Entretanto, nem todos os nódulos com essa medida precisam ser puncionados. Conforme o grau de suspeita, o tamanho do nódulo a ser puncionado pode variar, chegando até 2,5 cm.

O nódulo de tireoide pode ser perigoso quando maligno. No entanto, esta é uma colocação um tanto errônea, isso porque, por mais que esse quadra requeira mais atenção, qualquer questão de saúde pode trazer riscos.

A formação de nódulos na tireoide não é um problema incomum. Estudos mostram que até 50% da população pode apresentar nódulos tireoideanos, sendo que cerca de 4 a 7% da população adulta pode apresentar nódulos palpáveis, sendo mais de 90% dos casos de nódulos benignos.

Pessoas com histórico de complicações no órgão e suspeita de nódulos podem ter a indicação de realizar a biópsia da tireoide. Por meio do procedimento é feita a análise histopatológica de nódulos tireoidianos.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

Em suma, a tireoidectomia (cirurgia de remoção da glândula tireoide) é a única opção terapêutica recomendada. O mais interessante da realização da cirurgia de remoção de nódulo na tireoide maligno é que as taxas de sucesso são consideravelmente altas.

O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses.

A categoria BI-RADS 4 indica uma suspeita moderada de malignidade em uma lesão identificada em uma mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética.

Categoria 4 – As lesões não possuem características morfológicas típicas de câncer, porém apresentam real probabilidade de serem malignas. O médico radiologista, baseado nas imagens, tem preocupação suficiente para sugerir biópsia (Figura 2). Categoria 5 – Lesões altamente sugestivas de malignidade.

O principal sinal de câncer de tireoide que pode ser observado é a presença de nódulos na região do pescoço, que podem crescer rapidamente e deixar a região inchada. Eles podem estar associados a alterações na voz, como rouquidão, e causar sensação de falta de ar, dificuldade para engolir e tosse constante.