O que significa textura óssea reduzida?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

A Osteoporose é uma doença que causa diminuição da densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem frágeis, finos e sujeitos a fraturas. Outros nomes deste problema são Densidade Mineral Óssea diminuída ou DMO diminuída.

O consumo de alimentos ricos em cálcio e proteínas são fundamentais para evitar perdas e ganho de massa óssea. Os derivados do leite, como queijos e iogurtes são ricos nessas vitaminas. Ainda sobre alimentação, o consumo de verduras, legumes e frutas é fundamental. Elas são fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Interpretando os resultados: quando a Densitometria Óssea é normal?

  1. Resultado normal: quando o T-Score está entre 0 a -1,0 DP;
  2. Osteopenia: quando o T-Score está entre – 1,0 a -2,4 DP;
  3. Osteoporose: quando o T-Score é de -2,5 DP ou menos.

Sintomas da Osteopenia
Com o avanço da doença, os sintomas mais comuns são as fraturas das vértebras por compressão ou quedas, provocando dor e sensibilidade óssea, diminuição da estatura e aumento da cifose dorsal. É comum também fraturas do colo do fêmur, punho (ossos do rádio) e costelas.

Sabia que a partir dos 20 anos começamos a perder massa óssea e que isso pode causar fragilidade nos ossos, inclusive em sua manifestação mais grave, a osteoporose? Com essa perda, a pessoa fica mais suscetível a sofrer fraturas em decorrência dessa deficiência1, o que pode atrapalhar bastante a autonomia no dia a dia.

Casos de osteoporose na família, alimentação desregrada e sedentarismo, são fatores que podem contribuir para que crianças e adolescentes não formem uma massa óssea adequada e se tornem predispostos a desenvolver a doença.

- Suco de cenoura, couve e brócolis
Bata três cenouras, meia maça, uma xícara de brócolis e três folhas de couve. Além de ser detox, esse suco é rico em antioxidantes, ferro e cálcio. Além de uma alimentação saudável, é fundamental praticar atividades físicas para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

5 atividades físicas para fortalecer os ossos

  1. Caminhada. A caminhada é uma ótima alternativa de prevenção e cuidado à saúde dos ossos, principalmente no que diz respeito à osteoporose. ...
  2. Dança. ...
  3. Exercícios de flexibilidade. ...
  4. Hidroginástica. ...
  5. Levantamento de peso.

A densitometria mede a massa óssea e pode detectar a osteoporose quando os valores obtidos comparados com pacientes normais estão abaixo de – 2,5 desvios padrão. Ou detectar a osteopenia, que é uma perda de massa óssea menor que a osteoporose (desvio padrão entre - 1,0 e - 2,4).

A definição de osteoporose está também relacionada à alteração dos valores da densitometria óssea devido à perda de massa óssea. Assim, teremos os seguintes termos: osteopenia quando a perda é de 1 a 2,5 desvios padrões (DP) identificados pelo exame; osteoporose, quando a perda é maior do que 2,5 desvios padrões (DP).

Quando a osteoporose é grave? É considerada grave quando a densidade óssea está muito baixa e o risco de fraturas é elevado. O risco de fraturas é avaliado por meio de exames de densitometria óssea e outros fatores de risco, como idade, sexo, histórico familiar, entre outros.

É possível reverter o problema? Não é possível fazer com que a perda óssea nos dentes seja revertida naturalmente, pois o tecido ósseo foi absorvido pelo organismo.

Cálcio

Cálcio. O cálcio pode ser considerado o nutriente mais importante para fortalecer os ossos. Isso porque ele é o mineral responsável pela construção e manutenção da estrutura óssea do corpo.

O citrato de cálcio é a forma mais utilizada pois causa menor desconforto gástrico e pode ser tomado fora das refeições além de possuir uma absorção otimizada comparada com as demais formas do mineral.

5 maneiras de fortalecer os ossos

  1. Procure garantir o cálcio na dieta e a vitamina D tomando sol regularmente.
  2. Não fume e limite a ingestão de álcool.
  3. Consuma vegetais, frutas e grãos ricos em magnésio e fósforo, nutrientes essenciais para a saúde dos ossos.
  4. Mantenha um peso razoável.
  5. Inclua exercícios de força em sua rotina.

E, de todos os aparelhos ortodônticos amplamente trabalhados pela Ortodontista Dra Mercia Pretti, os aparelhos ortodônticos transparentes Invisalign foram o que se mostraram mais eficientes no controle biológico deste cauteloso movimento dentário, de pacientes com perda óssea e dentes amolecidos.

Os principais medicamentos que podem ser indicados para tratamentos nos ossos e cartilagens são:

  • Risedronato Sódico;
  • Ácido mefenâmico;
  • Osteotrat;
  • Fixenato;
  • Alendronato de Sódio;
  • Fixare Pro ;
  • Ibandronato de Sódio;
  • Condroflex e Tangerinas.

O consumo de cálcio e da vitamina D não apenas previne a osteoporose como também é efetivo para evitar o risco de fraturas em pessoas que apresentam osteopenia (perda gradual da massa óssea) ou a própria osteoporose.

Chá de cavalinha

Chá de cavalinha
O chá de cavalinha é rico em cálcio, fósforo e magnésio, minerais importantes para fortalecer, aumentar a resistência e manter a saúde dos ossos, diminuindo o risco de fraturas.

Conheça os cinco alimentos que ajudam a fortificar os ossos

  • Brócolis. O brócolis é um vegetal extremamente rico em ácido fólico, cálcio, potássio, fibras e selênio. ...
  • Sardinha. Mesmo tão pequeno, este peixe é considerado um potente aliado na fortificação dos ossos. ...
  • Ameixa preta. ...
  • Abacate. ...
  • Amêndoa.