O que significa Teste de Lasègue positivo?

Perguntado por: rmello . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O Sinal de Lasègue é positivo quando o paciente refere dor na topografia do nervo ciático com 45 graus de flexão em média do membro. Este movimento tensiona o nervo ciático e as raízes nervosas da coluna contra as hérnias de disco e protusões da coluna.

Alguns testes específicos, como o teste Lasègue e o teste Slump, têm sido elaborados para verificar a presença de tensão neural e, desta forma, direcionar a melhor alternativa de tratamento das síndromes compressivas da coluna lombar.

É exatamente por isso que, em muitas situações de hérnia de disco, ocorre um pinçamento ou compressão do nervo, justamente esse nervo que desce para a região da perna, por esse motivo ocorrem esses sintomas de dor, dormência ou formigamento nos membros inferiores.

A ressonância magnética da coluna é o exame de maior sensibilidade e acurácia para o diagnóstico das hérnias de disco, pois apresenta uma ótima diferenciação das estruturas de partes moles, como o disco intervertebral, as raizes neurais e o canal vertebral.

Inflamação
Quando a dor do nervo ciático vem de uma inflamação, há presença de dor e dormência de membros, iniciando-se na lombar até os pés. Geralmente, essa inflamação surge por uma pressão no nervo, seja por falta de ergonomia, exercícios físicos realizados de forma inadequada ou por alguma doença.

Hérnias de disco podem ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequentes em adultos jovens, entre 20 e 40 anos. Hérnias de disco podem provocar dores na coluna ou sintomas de compressão de raiz nervosa. O principal exame de imagem para diagnóstico de hérnia de disco é ressonância magnética.

Um teste de Laségue, também conhecido como teste de levantamento das pernas retas, pode ser feito. Você deve se deitar e estender o joelho com o quadril dobrado. Se isso produzir dor ou piorá-la, isso pode indicar uma hérnia de disco.

A Ressonância Magnética é o melhor exame para investigação do nervo ciático. Além da ressonância, a eletroneuromiografia também é importante pois avaliamos a função do nervo.

Já a manobra de Laségue, também aplicada bilateralmente, foi realizada com o paciente em decúbito dorsal, com os membros inferiores estendidos sobre a maca. O examinador, colocando uma mão em um dos calcanhares do paciente, realiza a flexão de até 60° da coxa, mantendo o joelho estendido, em um membro de cada vez.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.

Entre os vilões que prejudicam o nervo ciático estão o excesso de peso e a obesidade. Ficar sentado por muitas horas de forma incorreta também prejudica o alinhamento da coluna vertebral e pode causar dores na região lombar.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Essa doença é a que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Aproximadamente 80% das pessoas vão experimentar a dor lombar em algum momento de suas vidas.

Quais são os sintomas da hérnia de disco?

  • Dor na parte superior das costas;
  • Dor que irradia para os ombros ou braços;
  • Sensação de dormência ou formigamento no ombro e braço;
  • Dor ao movimentar o pescoço;
  • Diminuição da força em um dos braços.

Errado: evite curvar o tronco para a frente levando as mãos até os pés, pois esta é uma postura de risco para a região da coluna. Evite calçar-se na posição de pé.

Hérnia de Disco Lombar: dor na parte inferior da coluna; irradiação da dor para os glúteos, pernas e pé; formigamento ou perda da força nos membros inferiores.

Conclusão. Na maioria dos casos, a hérnia de disco não é uma doença grave. Procure manter sempre uma boa postura e hábitos saudáveis para evitar os riscos de desenvolver uma. Caso identifique os sintomas, procure o quanto antes ajuda profissional e invista em um bom tratamento para ficar longe das dores.

Sim. Uma pessoa com hérnia de disco pode ser aposentada por causa desse problema.

O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.

Então, em casos mais raros, quando há dano neurológico ou compressão aguda nos nervos que geram alterações na região perineal, a hérnia de disco afeta o intestino e a bexiga. Como resultado, o paciente pode ter perda de controle intestinal ou da bexiga, o que sinaliza uma emergência cirúrgica.

Disco intervertebral L4-L5.
Este disco fornece funções de amortecimento e absorção de cargas para proteger as vértebras contra o cisalhamento e a compressão umas contra as outras durante os movimentos da coluna vertebral.