O que significa terra de Midiã?

Perguntado por: rtavares2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Midiã é o nome de um território antigo que se estendia ao longo da margem oriental do golfo de Aqaba(VIDE). Atualmente esta região se encontra no noroeste da Arábia Saudita. Alguns historiadores afirmam que Midiã se encontrava dentro da Península do Sinai(VIDE). Mapas bíblicos antigos mostram Midiã em ambos os locais.

Os midianitas são citados narrativa bíblica muitas vezes em oposição aos filhos de Israel. Em várias ocasiões os midianitas aparecem em intima associação com outros povos descendentes de Abraão. Por isso em algumas passagens bíblicas os termos “midianitas”, “medanitas” e “ismaelitas” são utilizados como sinônimos (cf.

Seus deuses e deusas eram divindades comuns. El, Elohim, Aserá, Baal e Camos eram divindades cultuadas em seus res- pectivos santuários e em diferentes modos.

Midiã era uma região antiga localizada no noroeste da Arábia ou sul do Levante, habitada pelos midianitas, os descendentes de Midiã, filho de Abraão por meio de sua concubina Quetura (Gn 25:1-6). Comparado com outros povos do antigo Oriente Próximo, o conhecimento sobre Midiã e os midianitas é limitado.

De acordo com o versículo 4, o que os midianitas fizeram? (Destruíram as plantações de Israel.)

Introdução. Depois da libertação dos israelitas, Moisés levou os filhos de Israel até o Monte Sinai. Durante a jornada, os israelitas murmuraram devido à fome. O Senhor abençoou os filhos de Israel com maná e instruiu-os a recolhê-lo todas as manhãs, exceto no Dia do Senhor.

Patrícia: Significa “nobre”, “de classe nobre”, “da mesma pátria” ou “compatriota”.

Sônia: Significa "sábia", "sabedoria", “dourado”.

Significa senhora. Mostram inclinações altruístas e, sobretudo, preocupam-se com o bem alheio. Próprio de pessoas que contribuem com seu estímulo e seu trabalho para o desenvolvimento de projetos inéditos e possíveis.

Um juiz a quem Deus confiou liderar um exército de 300 homens que pelejou, vitoriosamente, contra os midianitas. A princípio, eram 32 mil, desses, 22 mil desistiram após o Senhor apregoar que: “Quem for medroso e tímido volte, e retire-se do monte Gileade”.

A partir de então, Gideão executa as ordens divinas a fim de livrar o povo das mãos dos midianitas (Jz 6,25-8,21). Ao retornar para casa após ter vencido a guerra, Gideão recusa a ser rei sobre o povo e segue com sua vida até o fim dos seus dias (Jz 8,22-34).

(4) Midiã. Os midianitas prevaleceram sobre o povo escolhido por 7 anos, invadindo a terra e destruindo sua produção agropecuária, deixando o povo a passar fome (Juízes 6:1-6). (5) Amom e Filístia. Em consequência da idolatria do povo de Israel, Deus usou essas nações como opressores durante 18 anos (Juízes 10:6-9).

Segundo o Antigo Testamento, midianitas (ou madianitas) são descendentes de Abraão e sua esposa Quetura, desposada após a morte de Sara. Os filhos deste novo segundo casamento, entre eles Midiã, foram enviados para uma terra distante, longe de Isaque, dito filho da promessa.

D., o termo "ismaelita" era usado como sinônimo de "midianita". Ambos faziam referência a um mesmo grupo - os descendentes de Abraão. Ismael foi gerado de Abraão e Hagar (Gn 16). Midiã foi gerado de Abraão e Quetura (Gn 25.1,2).

Para ter certeza de que o Senhor estaria a seu lado, o que Gideão pediu-Lhe que fizesse com o novelo de lã? (Juízes 6:37–40; explique-lhes que Gideão não buscava um sinal de que o Pai Celestial era o Deus verdadeiro, mas precisava certificar-se de que o Senhor estaria com ele na batalha.)

"Judeus e árabes são realmente filhos de Abraão e preservaram suas raízes genéticas do Oriente Médio por mais de 4.000 anos."

Elias é levado ao céu por uma carruagem de fogo.

Nós recebemos tudo isso assim como Abraão e todos os seus descendentes, que creram na promessa de que Deus enviaria aquele que abençoaria todos os povos do mundo por meio de seu nascimento, morte e ressurreição. Jesus é o descendente de Abraão, através do qual todos somos abençoados pela fé salvadora.