O que significa ter uma vida espiritual ativa?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Ter uma vida espiritual ativa significa acreditar na elevação de um meio transcendente sobre o mundo físico. É bem comum relacionarmos a espiritualidade com as práticas religiosas, como as missas, os cultos ou meditações.

Evoluir, fortalecer atitudes do bem e viver a presença de Deus são alguns desejos de quem está querendo desenvolver a espiritualidade. Falar sobre ela é principalmente mergulhar em uma conversa que vai além mundo do material e concreto.

Orar, Jejuar, Amar uns aos outros, ter carater e etc.

A espiritualidade/religiosidade tanto pode expressar um processo maduro e bem integrado na busca de compreensão ou de significado para a vida, como também pode funcionar de maneira neurótica, defensiva ou adaptativa.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

Um ser espiritual reproduz o caráter transcendente do que entendemos por Deus: vai além do óbvio, compreende, excede à normalidade. Faz a diferença, positivamente. É capaz de transformar uma vida, de abrir frestas que ajudam a iluminar e arejar o sofrimento, a carência e a incerteza do outro.

A espiritualidade faz com que você olhe para dentro de você e consiga perceber com mais clareza aonde quer chegar, te guiando em momentos de instabilidade e funcionando como um verdadeiro norteador. Esse ponto é um grande diferencial, principalmente com tantas imposições que recebemos da sociedade nos dias de hoje.

O início de qualquer mediunidade é com a manifestação de espíritos pouco evoluídos e mesmo rústicos. Para o caso de efeitos físicos, surgem espíritos zombeteiros que fazem brincadeiras perturbantes. Por exemplo, o caso do aporte. Objetos que mudam de lugar ou que desaparecem.

– Ansiedade, ataques de pânico;cansaço, falta de energia; crises não diagnosticadas; Depressões; doenças físicas, psíquicas ou psicossomáticas; dores generalizadas; dores nas costas; falta de sono; fobias; hipoactividade; mal estar generalizado; medos; mudanças constantes de humor; ouvir vozes; pressão no peito; ...

Quando falamos de saúde mental, o cuidado com a espiritualidade resulta em maior sensação de bem estar, otimismo, esperança e propósito de vida. Nesse sentido, se opõe a fatores ligados a depressão, ansiedade, suicídio e abuso de substâncias.

Exames de DNA como o Teste de Ancestralidade, Saúde e Bem-Estar são uma excelente maneira de começar, já que eles mostram os resultados de um jeito mais didático e explicativo, de uma forma que pessoas com diferentes níveis de conhecimento em genômica sejam capazes de compreender as informações que ele apresenta.

Buscar sentido para a vida por meio do autoconhecimento e da conexão com Deus ou alguma outra entidade que você acredite é o que chamamos de espiritualidade. É a tentativa dos homens de se conectar, por meio de energia, fé e crença com algo transcendente e maior que nós mesmos.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

A holística basicamente é uma atitude diante da realidade, uma forma de ver e compreender o mundo, um espaço onde é permitido um intercâmbio dinâmico entre Ciência, Arte Filosófica e as Tradições Espirituais, sendo exatamente esse intercâmbio que se propõem como uma das mais criativas formas de enfrentamento dos ...

Saúde espiritual
Por fim, a saúde espiritual é a dimensão de bem-estar relacionada à fé e às crenças do ser humano. Para alcançar o bem-estar espiritual, é preciso ter liberdade para exercer a fé, valores e propósito pessoal, seja por meio da religião ou filosofia.

Cuide da saúde física
Fazer exercícios, meditar e ter uma dieta balanceada contribui com a sua disposição e energia, o que também vai impactar seu bem-estar emocional. Cuidar da saúde mental, emocional e espiritual é indispensável para promover a sua qualidade de vida, tanto quanto cuidar do corpo.

“Os estudos científicos sobre o tema, nos últimos quatro anos, têm sido enormes”, afirma. Segundo a médica, a espiritualidade proporciona sentimentos como perdão, gratidão, empatia e otimismo, que produzem e liberam substâncias anti-estresse, como serotoninas e endorfinas, que são benéficas à saúde vascular.

Para uns, o despertar nesse horário deve servir de alerta, pois seria quando forças malignas atuariam com mais força sobre os pensamentos das pessoas. Para outros, esse é um sinal de que espíritos – que podem ser de entes queridos – estão tentando se comunicar com o sujeito.