O que significa ter uma atitude crítica?

Perguntado por: hfernandes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Mas uma atitude crítica é também conseguir distinguir o verdadeiro do falso pensando no nosso próprio caso. E é reconhecer que, como os outros, também nós podemos estar errados e que em certas ocasiões devemos mudar de ideias.

A atitude crítica
A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.

O posicionamento crítico determina a atitude filosófica, pois o ser humano, enquanto ser racional, passa a entender o mundo e sua realidade e consequentemente, estabelece a crítica ao modelo em que vive.

Falando de maneira simplória, trata-se de deixar emoções de lado e focar no que é racional. Pensar de maneira crítica também envolve ser criativo e inovador. Logo, essa única atitude tem um impacto enorme em todo o seu trabalho, afinal, o torna um solucionador de problemas e também um fornecedor de ideias inovadoras.

Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Segundo o dicionário Aurélio, é a capacidade de analisar, discutir, refletir ou buscar informações antes de tomar uma decisão ou tirar uma conclusão.

O que é Atitude:
Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito. De acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo.

Essa face positiva é o pensamento crítico, que junto da atitude crítica compõe a atitude filosófica. A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico. A filosofia começa com a assunção de que o que sabíamos, na verdade, não era um saber.

Resposta verificada por especialistas
Ter atitude crítica e reflexiva é ter senso de questionamento, pergunta, debate e estar sempre preocupado em saber o motivo e a origem das coisas.

A postura dogmática defende que existem certos postulados que estão fora do alcance da crítica. Isso significa que algumas posições — morais, epistemológicas ou religiosas — simplesmente não cabem no espectro da crítica e do questionamento.

Primeiramente respeitar a opinião contrária, segundo, ter domínio sobre a sua fala, o seu ponto de vista, saber expor os fatos corretamente, ou seja, estude!

Ter atitude crítica é ter senso de questionamento, pergunta, debate e estar sempre preocupado em saber o motivo e a origem das coisas.

Atitude crítica é a posição que uma pessoa assume diante de determinado assunto, situação, ou tema qualquer, não se obrigando a concordar com a mensagem implícita na tal mensagem, assunto ou tema, baseando sua atitude em argumentação própria e independente, até divergente, da postulada na tal mensagem, assunto ou tema.

A palavra “crítica” vem do Grego “kritikos”, que significa “a capacidade de fazer julgamentos”. No sentido filosófico, o senso crítico prende-se com o desenvolvimento de uma consciência reflexiva baseada no “eu” (autocrítica) e no mundo.

R-A palavra crítica vem do grego e possui três sentidos principais: Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; Exame racional de todas as coisas sempre conceito e sem pré-julgamento; Atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou ...

O senso comum associa-se aquele conhecimento que não passa por reflexão, sendo aceito pela maioria das pessoas sem questionamentos. Por sua vez, o senso crítico é fortemente baseado em procedimentos de crítica e reflexão, além de passar pelo crivo do método científico e na pesquisa.

Reflectir implica um distanciamento das coisas, para as poder voltar a olhar de outra forma. Designa-se esta última atitude por reflexiva.

Verdadeiros pensadores críticos são disciplinados quanto à função de resolver situações. Eles honram o rigor do trabalho, as rotinas e os hábitos que levam ao resultado esperado, além de exercitar a inteligência emocional por meio da autoconsciência e do autocontrole.

7 principais idéias para desenvolver um pensamento crítico

  1. Distribua a sua atenção com sabedoria. ...
  2. Repasse informações significativas e acionáveis. ...
  3. Explique-se. ...
  4. Teste genuinamente as suas ideias. ...
  5. Dê espaço para a iteração. ...
  6. Priorize por importância e urgência. ...
  7. Desafie o status quo.

Veja 4 passos para desenvolver o seu senso crítico:

  1. Informe-se, leia muito e conheça sempre coisas novas. ...
  2. Faça o máximo de perguntas possível. ...
  3. Pesquise mais sobre e domine o conteúdo de forma ampla. ...
  4. Converse e debata com pessoas que possuem opiniões diferentes e iguais a você