O que significa ter uma aliança com Deus?

Perguntado por: isubtil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

A aliança de Deus conosco é uma expressão fundamental da vida cristã. Como em todo pacto, a aliança acontece por meio de uma entrega mútua, de um acordo de ambas as partes. Deus nos escolhe como seus filhos e promete abençoar nossas vidas em toda plenitude.

Ouça este artigo: “Porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra” (Gn 9:13). A frase acima refere-se a aliança de Deus com seu povo, após cessar o dilúvio e foi dita à Noé depois que saiu da arca.

Significa que amaremos a Deus e ao próximo como a nós mesmos agora e sempre. Significa que nossos atos mostrarão quem somos e em que acreditamos. Significa que somos cristãos todos os dias, andando como Cristo quer que andemos. Os “membros vivos” são aqueles que se esforçam por ter um comprometimento total.

Em 2 Crônicas 13:5 descobrimos "que o SENHOR, Deus de Israel, deu para sempre a Davi a soberania de Israel, a ele e a seus filhos, por uma aliança de sal" (ARA). Como as propriedades de conservação do sal, uma aliança de sal seria duradoura.

Gênesis 17:9–14—Circuncisão
O sinal do convênio que Deus fez com Abraão foi a circuncisão. A circuncisão simboliza pureza perante Deus e também é um lembrete simbólico das promessas que o Senhor fez a Abraão com respeito a sua posteridade. Você pode ler mais sobre a circuncisão no Guia para Estudo das Escrituras.

A Lei da nova aliança, do novo testamento, do evangelho, da graça, pela qual se revogou a primeira, é chamada pelo apóstolo de lei régia (Tg 2.8), porque prescreve o amor ao próximo, sem qualquer tipo de condenação legal, conforme ocorria na primeira, apesar de também prescrever o amor ao próximo.

A quinta aliança, a última, Ele a fez de forma dramática, enviando o seu amado Filho para que sensibilizasse os homens por meio de seu sacrifício, mostrando-lhes como agir para a redenção da humanidade: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Quando Jesus celebrou pela primeira vez a Santa Ceia, ele disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue derramado em favor de vocês” (Lc 22.20).

Depois do dilúvio, Deus estabeleceu uma aliança com Noé, seus descendentes e todos os seres vivos. Ele prometeu nunca mais destruir a terra com um dilúvio (Gênesis 9:8-11). Essa aliança era incondicional, não dependia da obediência de Noé nem seus descendentes.

A maior diferença, para cristãos e pagãos, parece estar no fato de que “aliança” refere-se a um acordo contínuo e duradouro ao longo do tempo e “pacto” parece evocar a ideia de um contrato pontual, sem uma adesão plena de sentimentos, interesses e vontades; trazendo a ideia de uma simples transação comercial ou ...

Mantenha uma vida de oração. Além de nos dedicarmos à oração nos períodos de devocional, precisamos conversar com Deus em todo tempo. Em 1 Tessalonicenses 5.17, a Bíblia nos orienta a orarmos sem cessar, e isso é intimidade com Deus.

Ao conhecermos a Deus, encontraremos mais paz, felicidade e significado em nossa vida, mesmo em um mundo de caos. Você pode edificar e fortalecer seu relacionamento com Deus concentrando-se nestas três coisas.

Por isso, quero compartilhar algumas dicas que poderão te ajudar a ter um namoro abençoado:

  1. 1) Se conheçam antes de começar o namoro.
  2. 2) Sigam as orientações de Deus.
  3. 3) Não brinquem com o pecado.
  4. 4) Não tenha medo de dizer não.
  5. 5) Deixe Deus participar do namoro.

Alianças de compromisso com três pedras representam o casal que sempre busca se reinventar e sair da rotina. O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas.

O Salmo 89 pergunta sobre o sofrimento do povo de Deus, desejando um fim para sua angústia, mas somente depois de oferecer louvor por sua eterna bondade. Etã, o autor do Salmo, compreendeu que Deus é bom, sempre, independente da circunstância das pessoas.

A “Aliança Mosaica” é a aliança que Deus fez com o povo de Israel, representada por Moisés. É também referido como o pacto sinaítico porque foi feito no monte Sinai. A aliança consiste em várias regras e mandamentos que Deus deu ao povo, incluindo os Dez Mandamentos.

E como o anel de aliança entre o homem e a mulher é o símbolo do casamento, o sacrifício de animais foi o símbolo dessa aliança entre Abrão e Deus.