O que significa ter um pressentimento ruim?

Perguntado por: imorgado2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Quando se tem um pressentimento de que algo ruim vai ocorrer diz-se que é um mau agouro, o que quer dizer que está associado a notícias desagradáveis ou que alguma desgraça vai acontecer.

Falar sobre o que sente, muitas vezes, é o melhor remédio. Quando se está lidando com situações dolorosas e angustiantes conversar com um profissional ou com alguém que esteja disposto a te escutar pode ser a melhor coisa que você vá fazer.

De uma forma geral, os pressentimentos podem ser classificados como bons ou ruis. Quando realizamos uma prova, por exemplo, e sentimos que tudo ocorreu bem, dizemos que estamos pressentindo um bom resultado. Já quando não sentimentos que fomos tão bem, dizemos o oposto, que o pressentimento é ruim.

O pressentimento é uma intuição vaga das coisas futuras. Algumas pessoas têm essa faculdade mais ou menos desenvolvida. Pode ser devida a uma espécie de dupla vista, que lhes permite entrever as consequências das coisas atuais e a filiação dos acontecimentos.

A intuição é uma voz sutil, mas persistente, enquanto o medo aparece em ondas e com grande intensidade. Se a sensação de desconforto é discreta, mas não para, preste atenção, pode ser o seu instinto tentando protegê-lo. Pelo contrário, se a angústia o invade e o oprime em um determinado momento, certamente é o medo.

Um pressentimento que algo vai acontecer, um pensamento que passa pela sua cabeça repentinamente ou uma imagem, são alguns dos tipos de premonição. Se você estiver com este sentimento de que algo vai acontecer, não ignore.

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos.

Sensação de morte iminente e/ou pânico: é um sentimento de medo extremo (diferente de medo intenso), agudo ou prolongado, acompanhado de sintomas e sinais físicos como sudorese e taquicardia e de temor a um perigo imediato e não localizável ou identificável.

É uma queixa importante e necessário levantar questões emocionais relacionadas a sua vida. Vale a pena marcar uma consulta com um profissional da psicanálise/psicologia, para uma melhor avaliação e tratamento e se for o caso, o profissional poderá te encaminhar também para um psiquiatra.

Premonição é a sensação ou advertência antecipada do que vai acontecer, é sinônimo de pressentimento. É circunstância ou fato que deve ser tomado como aviso; presságio. A palavra é muito conhecida devido à literatura e aos filmes que a têm como tema principal, explorando a capacidade sobrenatural de se prever o futuro.

Outra forma de diferenciar a intuição e a ansiedade é que, enquanto a intuição nos ajuda a focar no presente, a ansiedade faz com que nos concentremos somente no futuro, criando desfechos irracionalmente negativos para qualquer situação.

O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga.

Falta de paciência, irritação, fragilidade emocional, pensamentos negativos, bocejo excessivo e até dores em algumas regiões do corpo, quando descartadas as causas médicas, podem ser sinal de que você precisa de ajuda espiritual.

– Ansiedade, ataques de pânico;cansaço, falta de energia; crises não diagnosticadas; Depressões; doenças físicas, psíquicas ou psicossomáticas; dores generalizadas; dores nas costas; falta de sono; fobias; hipoactividade; mal estar generalizado; medos; mudanças constantes de humor; ouvir vozes; pressão no peito; ...

Um espírito obsessor, segundo o Espiritismo, é um espírito que se ocupa temporariamente de causar transtornos e prejudicar a vida das pessoas, desde que estas se encontrem em sintonia com o obsessor.

A habilidade de sentir e se conectar com os sentimentos do outro é uma forte característica em quem tem intuição forte. São aquelas pessoas que são ótimas ouvintes e que, mesmo sem dizer nada, fazem com que a gente se sinta melhor.

Quando a sua intuição fala com você, e quando você aprende a entrar em sintonia com ela, você vai sentir confiança e clareza quando fala. Quando você está com medo, é o ego falando, logo, deve sentir medo e incerteza.

Os pressentimentos estão no meio do caminho entre a intuição e a premonição. Supostamente, funcionam como uma espécie de radar. Captam de forma imprecisa que alguma coisa, boa ou ruim, vai acontecer. Que um caminho leva a um final feliz, enquanto outro leva a grandes dificuldades.

O estudo constatou que pacientes com problemas nas partes do cérebro associadas à autoconsciência, aos movimentos e à posição do corpo no espaço relatavam a experiência de sentir a presença de alguém que não existe. A "presença-fantasma" é um fenômeno comum relatado por muitas pessoas.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.