O que significa ter um furo no queixo?

Perguntado por: adias . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

O inusitado pontinho no centro do queixo nada mais é do que uma aderência do tecido fibroso presente entre a pele e o osso. Muito comum em bebês, as covinhas no queixo costumam desaparecer quando a criança cresce, pois o desenvolvimento do músculo preenche a cavidade.

O sorriso deve ser bem aberto, pois essa é a expressão em que as covinhas costumam aparecer naturalmente. Os dedos devem estar posicionados próximos dos cantos da boca, onde as covinhas surgiriam naturalmente se as tivesse.

Isso porque é necessário que o feixe inferior do músculo zigomático maior bífido esteja aderido à pele e ao osso da mandíbula. Por isso também alguns possuem covinhas em apenas uma das bochechas, lado onde os pré-requisitos anatômicos foram atendidos.

Para tal tratamento é usado produtos de preenchimento para os casos menos profundos como o ácido hialurônico e em alguns casos é necessário a ressecção cirúrgica da depressão.

De acordo com a ciência, as covinhas podem ser consideradas um defeito congênito, já que significa que a pessoa tem alguma falha no tecido conjuntivo subcutâneo. Ou seja, na camada base da pele.

Queixo: é a parte da vontade e reflete o grau de força, estabilidade e determinação da pessoa. Quanto mais pronunciado, mais a pessoa impõe a sua vontade. O retraído, ao contrário, indica tendência a ser mais maleável.

Conforme cada caso, os tratamentos a serem optados estão entre o “Botox” (que relaxa a musculatura local inibindo o aparecimento desse aspecto celulítico) e o preenchimento com ácido hialurônico (quando as depressões são mais permanentes e normalmente vistas com a musculatura relaxada).

1. Buraco fundo feito no solo. 2. Sepultura.

De acordo com uma análise feita pelo Journal of Craniofacial Surgery em 2019, cerca de 1 em cada 5 pessoas apresenta uma ou mais covinhas no rosto, geralmente localizadas na região das bochechas.

De toda a população mundial, 20% das pessoas possuem covinhas, os outros 80% só pode sonhar em tê-las. Essas covinhas são, na verdade, uma má formação genética.

Tem ou não tem
As covinhas nas costas podem ficar mais acentuadas se a pessoa não estiver acima do peso, por isso algumas pessoas intensificam o treino para deixá-las mais aparentes, mas não é possível “ganhar covinhas” treinando.

O cirurgião plástico Matthias Weimstock explica que o processo consiste em fazer um corte na área lateral da bochecha, tirar a gordura abaixo e fixar a pele nesse músculo mais profundo. “Assim, quando o tecido se contrai traz a pele junto e forma a covinha”.

Acontece que as covinhas são resultado de falhas no desenvolvimento do tecido conjuntivo subcutâneo. Além disso, as pessoas com esse defeito genético possuem o músculo menor do que aquelas que não tem. O que evidencia ainda mais que isso é um erro genético.

São orifícios minúsculos na pele que fazem a secreção de líquidos como o suor e o sebo. No rosto há cerca de 300 mil poros, concentrados na testa, no nariz e queixo. Poros dilatados são mais característicos de peles mistas e oleosas, pois o excesso de óleo “preenche os furinhos” da pele e aumenta o tamanho dos poros.

Rosto oval: esse é considerado um dos formatos de rosto mais harmoniosos esteticamente falando. Do Renascimento até o século XX, era visto como o “rosto feminino ideal” e, hoje, pode ser usado como parâmetro em correções feitas com cirurgia plástica, por exemplo. O rosto oval traz características diversas.

Estudos da reflexologia afirmam ser possível notar diferentes tipos de comportamentos e personalidade apenas analisando o formato dos pés e o tamanho dos dedos do membro inferior. Assim, quando o dedão é o mais longo e os restantes vão decrescendo, é possível notar a predominância de personalidades mais amigáveis.