O que significa ter pesadelos constantes?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

O que significa ter pesadelos constantes? A recorrência desses episódios é sinal de distúrbio do pesadelo, um distúrbio do sono do tipo parassonia e cuja principal característica é essa repetição.

Como parar de ter pesadelos

  1. Rotina do Sono. Também conhecida como higiene do sono. ...
  2. Não “brigue” com o sono. ...
  3. Evitar o consumo de álcool à noite. ...
  4. Filmes de terror ou conteúdos assustadores? ...
  5. Técnicas de relaxamento. ...
  6. Converse com o seu médico.

O pesadelo nada mais é do que um sonho angustiante que geralmente força o despertar – às vezes parcialmente. O indivíduo pode sentir uma série de sensações perturbadoras como ódio, culpa, tristeza ou depressão, porém os sentimentos mais comuns em um pesadelo são medo e ansiedade, afirmam os psicólogos.

Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual a pessoa não está nem totalmente desperta, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho. Algum meio termo entre o sono e a vigília, que demonstra a complexidade da consciência humana.

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Pesadelos conseguem mexer com o corpo todo e "ativam" um estado de alarme. Também aumentam os níveis de adrenalina o que, consequentemente, dificulta o relaxamento e a capacidade de voltar a adormecer. Por isso, se não conseguir adormecer, tente fazer algo relaxante, assim vai acalmar o seu corpo e mente.

Alguns sintomas que podem ocorrer durante um pesadelo são o sonho parecer muito real e perturbador, fazendo a pessoa se sentir ameaçada e quando desperta se sente assustada, ansiosa, irritada triste ou enjoada, dependendo do tipo de pesadelo que ocorreu.

Reação. Até a reação de medo diferencia o pesadelo do terror noturno. Enquanto durante o primeiro a pessoa está assustada, durante o segundo a reação é de pavor total, amplificando ainda mais pelo grito e/ou choro, frequentes durante o terror.

Terror noturno é uma das parassonias, que são alterações da consciência que ocorrem entre o sono profundo e a vigília. No caso do terror noturno, o paciente muitas vezes acorda gritando como se tivesse vivenciado um pesadelo terrível.

Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

– As terapias que podem ser usadas para o tratamento do transtorno de pesadelo incluem terapia comportamental cognitiva; hipnose; terapia de sonho lúcido; relaxamento muscular progressivo; terapia dinâmica do sono; terapia de autoexposição; dessensibilização sistemática; nitrazepam; prazosina; e triazolam.

Também não se deve tentar acordar a pessoa em crise, pois ela não está consciente e pode ter reações violentas. O tratamento é sempre voltado ao que provoca a crise, como sono e estresse.

Quando a pessoa sonha repetidas vezes com o mesmo sonho dizemos que este é um sonho recorrente. João Bidu explica que, embora alguns sonhos repetidos possam ser positivos, a maior parte desses sonhos têm a mesma função: servirem como alerta.

Quando se tem um pesadelo, as sensações do sono profundo podem alcançar a realidade: é comum acordar suado, com a boca seca e até com o coração acelerado. Isso não chega a ser uma novidade.