O que significa ter o útero fino?

Perguntado por: ohipolito5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O endométrio fino, basicamente, é a condição ginecológica na qual o endométrio tem uma espessura reduzida, que impossibilita a nidação e o suporte fetal durante a gestação. Ele é diagnosticado quando o ultrassom detecta que a camada endometrial não ultrapassa 7 mm de espessura mesmo na época da ovulação.

Mulheres com endométrio fino podem ter maior risco para a implantação anormal da placenta (placenta acreta – os vasos da placenta invadem a camada mais externa do útero, o miométrio), descolamento placentário, necessidade de extração manual da placenta após o parto e pre-eclâmpsia; já para os bebês, pode ocorrer maior ...

Sintomas

  • escassez ou ausência de menstruação;
  • dores no período menstrual sem a presença de sangue;
  • abortamentos;
  • infertilidade.

O ultrassom é o método mais fiel para avaliar se o colo do útero está curto ou aberto. Pode ser realizado em qualquer idade gestacional pela via transvaginal.

O colo do útero começa a afinar e abrir até aproximadamente quatro centímetros. Essa fase inicial dura aproximadamente oito horas (geralmente não mais do que 20 horas) na primeira gravidez e cinco horas (geralmente não mais do que 12 horas) nas gestações subsequentes.

A maioria das mulheres com endométrio fino são assintomáticas e só descobrem que o tem pelo ultrassom. Porém, quando endométrio é muito fino, a menstruação pode vir com menor fluxo e menos dias de sangramento.

Durante a gestação, agindo na síntese proteica e na multiplicação celular, o ácido fólico participa do alargamento do útero, do crescimento fetal e do aumento do volume sanguíneo.

Inhame. O inhame é um regulador natural dos hormônios e atua não só induzindo a ovulação, como restabelecendo os níveis funcionais dos hormônios durante todo o ciclo. Comer o tubérculo durante a fase lútea ajuda a espessar o endométrio.

Vitamina B12 melhora a formação do endométrio, além de contribuir na regulaçao do ciclo menstrual (alimentos: carne vermelha, peixe, ovo, leite, ostras). Fontes de vitamina C: antioxidante que ajuda a regular a ovulação.

Ponto/cerclagem cervical.
Durante uma cerclagem cervical, é colocado um ponto no colo do útero para ajudar a mantê-lo fechado. A cerclagem está associada a uma taxa de gravidez bem-sucedida de 85 a 90%. Se possível, a cerclagem é mantida até 36 a 38 semanas de gravidez.

A melhor forma para avaliar se seu endométrio está adequado é através de ultrassonografia transvaginal indicada por um médico especialista e tratamento individualizado prescrito por este.

O endométrio pode não crescer por diversos motivos: tecido escasso devido a procedimentos prévios (ex.: curetagem uterina), falta de estimulação hormonal (ex.: baixa absorção, baixa dose de estradiol), o estradiol circulante não chega adequadamente ao endométrio por alterações vasculares, entre outros.

Espessamento endometrial e câncer
Espessura endometrial menor que 4 mm, está associado a atrofia endometrial e emhuma doença está presente na maior parte das vezes. Na presença de sangramentos recorrentes e espessura endometrial menor que 4 mm, é importante a avaliação de uma especialista.

O tamanho do útero não tem muita relação com a chance de engravidar, portanto quem tem apenas útero pequeno não deve ter dificuldade em ter filhos.

A maioria das doenças que acometem o útero pode ser identificada por meio de exames, como papanicolaou e ultrassom transvaginal, que servem para avaliar a saúde do útero e também para diagnosticar doenças como miomas, pólipos, endometriose ou câncer no colo do útero.

Por exemplo, dependendo da posição e intensidade da relação, o pênis pode friccionar com muita força o colo do útero e causar cólicas na mulher. Em relações mais intensas, também podem acontecer pequenas fissuras na vagina, causando ardor e sangramento vaginal.

Enquanto as paredes vaginais são mais rugosas, a do colo do útero é mais lisa e tem um furinho no meio. Quando está no período fértil ou durante a menstruação, a pele é mais macia, lembrando a da boca.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação.

As contrações podem ou não estar associadas a dor, vai depender da intensidade da contração e da sensibilidade da mamãe. Estas dores geralmente estão localizadas na parte baixa do ventre mas podem irradiar para as costas.

O endométrio espessado é caracterizado pelo revestimento uterino muito grosso (espesso). A condição de endométrio espessado provoca um sangramento que pode levar a uma menstruação irregular. É caracterizada pela exposição dos pólipos fora da cavidade uterina e pelo ligeiro estreitamento do tamanho do útero.

A espessura endometrial mínima para que ocorra uma gravidez é de 8 mm sendo 18 mm considerada ideal. Um endométrio com menos de 6 mm na fase secretora é incapaz de sustentar um embrião e as principais causas dessa alteração são a falta de progesterona, uso de anticoncepcionais e lesões por aborto ou curetagem.