O que significa ter o colo do útero alto?

Perguntado por: dsoares9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Durante o período fértil, o colo do útero tende a ficar mais alto, mais macio e com a abertura maior. Essa mudança acontece para facilitar a fecundação. Ele também fica mais úmido, devido à produção do muco cervical. Esse muco, que lembra uma clara de ovo, ajuda na sobrevivência e na locomoção dos espermatozoides.

O tamanho do colo do útero na gravidez varia um pouquinho de mulher para mulher. Mas no geral fica com cerca de 2 a 4 centímetros de comprimento e 3 centímetros de profundidade. Isso em uma gravidez “normal”, já que no caso de gêmeos as medidas mudam devido ao maior peso que terá que suportar.

Fica mais dilatado durante a menstruação
Além de ficar mais aberto, na fase fértil, ele fica mais profundo e mole. Já durante a menstruação, ele fica mais firme, igual a ponta do nariz, e baixo para permitir que o sangue flua.

Agora, com sintomas similares, a única forma de saber se é TPM ou gestação é por meio do exame de sangue, o famoso beta HCG. A dosagem de beta HCG, por meio do teste imunológico, pode identificar a gravidez cerca de 8 a 11 dias após a concepção.

Entre a 16ª e a 20ª semana, o útero começa a se sobressair do osso pélvico, atingindo a altura do umbigo. É a partir desse período que conseguimos medir a altura uterina.

Como fica o útero com 4 semanas de gravidez? Com 4 semanas de gravidez ainda não há nenhuma alteração no útero, já que o embrião ainda é muito pequeno e não ocupa nenhum espaço.

Segundo a médica, nos primeiros dias de gravidez, a ação do estrogênio provoca muitas mudanças no corpo da mulher e o aumento na lubrificação vaginal é uma das principais. “É muito comum a mulher apresentar um corrimento branco, de aspecto leitoso e mais abundante”, descreve.

No período fértil, o colo do útero fica aberto cerca de 3 a 7 dias. Tudo isso devido ao aumento de LH presente no organismo nessa época do ciclo. Então, podemos dizer que SIM, o colo do útero aberto é sinal de ovulação, do período fértil, mas também pode ser sinal de que a menstruação está a caminho.

Na gravidez, o útero é o órgão que tem a responsabilidade de acolher o seu bebê, é ele onde vai viver e se desenvolver por nove meses. O útero está localizado entre a sua bexiga e o seu reto, e é um órgão muscular que mede 7cm, aproximadamente, com forma similar a uma pera.

Estágio pré-menstruação
Quando entramos no estágio próximo ao nosso ciclo, nosso colo do útero se modifica mais uma vez e se encontra baixinho e um pouco mais rígido. Vale ressaltar que não existe um padrão a ser aplicado a todos, e sim um padrão único e individual de cada um.

Durante a ovulação, o colo do útero fica mais alto. Após a ovulação, o muco cervical começará a secar e engrossar se a mulher não estiver grávida. Após a ovulação e antes da menstruação, se a mulher não engravidar, o colo do útero desce novamente.

4 Sintomas da fecundação

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Entre os sintomas de gravidez que a pseudociese pode produzir estão:

  • Aumento do volume abdominal.
  • Enjoos matinais.
  • Ausência de menstruação.
  • Aumento dos seios.
  • Produção de leite.
  • Sentir movimentos fetais.
  • Ganho de peso.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Na terceira semana de gestação começam a ser formados o tecido ósseo, os músculos, a pele, os vasos sanguíneos e um pequeno coração. Nesse momento, é preciso entender que o embrião não está na placenta, mas ainda fixado às paredes uterinas.