O que significa ter duas covinhas nas costas?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 10 votos

Longe de ser uma característica estética - embora hoje existam cirurgiões que “confeccionem” essa marquinha - as covinhas nas costas são fruto de informações genéticas, assim como o furo no queixo e a covinha na bochecha.

Ter covinhas nas costas (na verdade, na lombar, logo acima do bumbum) é um sonho para muitas pessoas. Essas marcas também são conhecidas como covinhas de Vênus e acontecem, em partes, devido a fatores genéticos. Ainda assim, ficam mais pronunciadas quando se perde peso.

Pode ser difícil de acreditar, mas, de acordo com a ciência, essa adorável característica não passa de um defeito congênito, que causa falhas no desenvolvimento do tecido conjuntivo subcutâneo ainda na fase embrionária —quem "é vítima desse erro" possui o músculo menor do que quem não é.

Você sabia que segundo estimativas, apenas 20% da população mundial tem covinhas? As covinhas têm origem genética, e ocorrem quando o tecido fibroso do rosto fica aderido entre a pele e os músculos da face.

Quando sorrir, algumas marcas se formarão nas laterais da boca. As covinhas devem ficar ao lado delas marcas, um pouco acima das pontas do lábio superior. Dê um sorriso largo, mas natural. As covinhas reais são mais proeminentes durante o sorriso.

De toda a população mundial, 20% das pessoas possuem covinhas, os outros 80% só pode sonhar em tê-las. Essas covinhas são, na verdade, uma má formação genética.

Caso haja flacidez da pele pode-se melhorar com associação de peeling, laser, radiofrequencia e microagulhamento e a falha em si pode ser preenchida com ácido hialurônico. A depender da profundidade da covinha, o médico deve escolher com critério qual preenchedor usar.

Para quem curtiu a ideia e quer realizar a cirurgia, o valor varia entre 800 e 2,500 dólares (cerca de R$ 2,500 a 7,840), dependendo do nível de dificuldade em cada rosto.

Vale lembrar que, geralmente, os bebês costumam apresentar essas pequenas cavidades no rostinho, mas elas desaparecem gradualmente conforme a criança cresce. Isso acontece porque o músculo cresce com a idade e chega a seu tamanho normal, ocasionando o desaparecimento das covinhas.

A covinha no queixo pode ser feita com preenchimento, sem cirurgia ou internação e retorno às atividades no mesmo dia, podendo ser realizada individualmente ou como parte da harmonização facial full face.

Nesse sentido, são classificadas como aquelas opostas ao ângulo da boca (para-ângulo), aquelas abaixo do ângulo da boca (para-ângulo inferior), e aquelas acima do ângulo da boca (para-ângulo superior).

Por outro lado, a covinha no queixo ou queixo fendido é uma característica menos comum e também uma variação genética. É devido à presença de uma rachadura em forma de Y no osso do queixo e ocorre como resultado da fusão incompleta das duas metades da mandíbula durante o desenvolvimento embrionário.

covinha {feminino}
dimple {subst.}

Na maioria das vezes, essa característica é herdada dos pais ou de antepassados. Do ponto de vista anatômico, as pessoas têm covinhas porque seu tecido fibroso adere entre a pele e o osso da mandíbula (no queixo) ou entre a pele e os músculos da face (no rosto). A pele é “repuxada”, causando uma pequena retração.

Covinhas são formadas por fibras que se ligam em certos pontos mais superficiais da pele e a puxam para dentro como o movimento dos músculos. São geralmente hereditárias como traço dominante mas podem surgir de acidentes, cirurgias ou infecções cutâneas como a acne.

De acordo com a ciência, as covinhas podem ser consideradas um defeito congênito, já que significa que a pessoa tem alguma falha no tecido conjuntivo subcutâneo. Ou seja, na camada base da pele.

Cada individuo tem um estilo de rosto e criar expectativas irreais podem levará a frustração”, afirma Pontes Os preços variam entre mil e R$ 4 mil, a depender do nível de dificuldade.

Queixo: é a parte da vontade e reflete o grau de força, estabilidade e determinação da pessoa. Quanto mais pronunciado, mais a pessoa impõe a sua vontade. O retraído, ao contrário, indica tendência a ser mais maleável.