O que significa ter coceira no cotovelo?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Dermatite atópica é uma doença inflamatória da pele caracterizada por lesões avermelhadas que causam coceira, localizadas geralmente na face das crianças pequenas e nas dobras do joelho e cotovelo das crianças maiores e dos adultos. A afecção, muitas vezes, é observada em pessoas com história de alergia respiratória.

Inchaço, dores e vermelhidão no cotovelo podem ser sintomas de bursite. Conhecida popularmente como “cotovelo de estudante”, a bursite é uma inflamação comum. Pode ser inflamatória, infecciosa ou traumática.

O uso tópico de cremes contendo corticoides é bastante útil para reduzir a irritação da pele. Nos casos leves, corticoides tópicos de baixa potência costumam ser os mais indicados, entre eles: desonida 0,05%, hidrocortisona 2,5%.

Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como alergias, irritação, ressecamento, picadas de insetos e mais. Conforme a causa da coceira de pele, ela pode iniciar sozinha ou estar acompanhada de outros sinais e sintomas, como vermelhidão no local, caroços, manchas, bolhas e feridas.

Dermatologistas explicam que doenças alérgicas como a rinite, a asma e até a conjuntivite estão ligadas diretamente aos colchões repletos de ácaros. Elas podem se manifestar por meio de reações que trazem coceira imediata ao corpo todo, não só em adultos, como nas crianças também.

Causas. De forma geral, quem eventualmente sofre com dor no cotovelo, pode apresentar algum tipo de tendinite, bursite ou artrite. Até mesmo uma fratura do braço ou compressão de nervo podem resultar em desconforto na região do cotovelo.

Psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica, não contagiosa, multigênica (vários genes envolvidos), com incidência genética em cerca de 30% dos casos. Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.

Para isso, a dermatologista Juliana Fonte recomenda hidratar bastante a pele, bebendo muita água, evitando tomar banhos extremamente quentes e usar buchas e sabonetes muito abrasivos. Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar.

O tratamento de dermatite atópica é feito geralmente à base de medicamentos. Anti-histamínicos tomados por via oral podem ajudar com a coceira que acompanha essa doença. Normalmente, eles podem ser comprados sem receita médica.

Diprosalic Pomada é indicado para o alívio da inflamação e do prurido (coceira) nas doenças crônicas da pele que respondem ao tratamento com corticoides de uso tópico (local).

Chama-se dermatite de stress porque é um efeito do stress que uma pessoa sofre e que se refletir na sua pele. Por outras palavras, qualquer área do corpo pode mostrar este sinal, embora normalmente esteja no rosto, nas mãos ou na cabeça. Entre os sintomas desta dermatite, o mais óbvio é a reação produzida sobre a pele.

Utilizar fototerapia ultravioleta (UV), geralmente para a psoríase moderada ou grave. Para a psoríase extensa, use tratamentos sistêmicos, como agentes imunomoduladores (biológicos), metotrexato, ciclosporina, retinoides e/ou outros agentes imunossupressores.

O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam.

Afinal, a coceira pode ser sinal de que a pinta não está estável e que pode apresentar alterações. Mas isso não significa que toda pinta que coce indique algum tipo de tumor, nem que todo tumor gerará coceira. Para fazer essa diferenciação, é fundamental que o dermatologista examine a sua pele. Fique atento!