O que significa ter atitude crítica na filosofia?

Perguntado por: nnascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

A crítica é entendida como uma atitude filosófica que precisa ser reativada frequentemente, por problematizar as relações entre saber/poder/sujeito, sem pressupor nenhum privilégio cognitivo; e a ética entendida como o trabalho pelo qual o sujeito constitui a si mesmo.

A atitude crítica
A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da experiência cotidiana, ao que "todo mundo diz e pensa", ao estabelecido.

Resposta verificada por especialistas. Ter atitude filosófica é uma maneira de pensar profundamente sobre o mundo e as coisas que nos cercam. Ter atitude crítica é importante porque ajuda a pensar por conta própria e a tomar decisões mais informadas.

Pensar de maneira crítica também envolve ser criativo e inovador. Logo, essa única atitude tem um impacto enorme em todo o seu trabalho, afinal, o torna um solucionador de problemas e também um fornecedor de ideias inovadoras.

Ter atitude crítica é ter senso de questionamento, pergunta, debate e estar sempre preocupado em saber o motivo e a origem das coisas.

Isso significa, por exemplo, que uma pessoa com senso crítico consegue avaliar um determinado cenário e perceber inconsistências, fazer questionamentos sobre pontos de vista consolidados como “verdades”, encontrar erros onde a maioria das pessoas não enxerga problemas e sempre considerar uma série de variáveis e ...

É o saber do sujeito questionador que através de uma postura crítica diante o conhecimento e as coisas, procura superar o saber irrefletido e impreciso do cotidiano. Saber baseado em questionamentos, na crítica. É um saber “mais preciso” e elaborado, pois se baseia em interrogações.

A Atitude Filosófica possui como ponto de partida a negação do comum e o questionamento. Dizer não aos hábitos e costumes para só depois de passar pelo crivo da razão, afirmar ou concordar com algo. Negar as certezas do senso comum é o primeiro momento do método proposto pela filosofia.

O pensamento crítico é a capacidade de análise dos fatos, experiências, comentários ou situações com o objetivo de formar uma opinião própria. Para isso é necessário construir argumentos com base em dados e informações confiáveis, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

A importância da atitude filosófica está nos atos de avaliar os diversos dogmatismos que assombram o mundo e que são impermeáveis ao diálogo. Está no questionamento das operações ideológicas que manipulam o real. Está no enfrentamento aos fanatismos que cegam.

Seu propósito é impedir que as tensões da sociedade provoquem a padronização e a passividade. Os que adotam essa forma de pensar buscam identificar e amenizar ou até mesmo impedir que se manifestem as ilusões e os equívocos a que estão sujeitos no cotidiano.

Que é passar da atitude ingênua do senso comum à atitude filosófica? É em vez de aceitar tudo o que lhe é imposto pela cultura, religião e pela sociedade em geral, a pessoa começa a questionar suas próprias crenças e os paradigmas sociais de sua cultura.

A atividade filosófica é uma análise, reflexão e crítica pelo fato de buscar entender como as indagações se conectam, refletir como a situação foi colocada em prática e busca criticar através da atitude filosófica, buscando assim soluções que validem o conhecimento adquirido.

O que é Atitude:
É a concretização de uma intenção ou propósito. De acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo. As atitudes são patenteadas através das reações repetidas de uma pessoa.