O que significa ter a sensação de morte?

Perguntado por: fsalazar . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Sensação de morte iminente e/ou pânico: é um sentimento de medo extremo (diferente de medo intenso), agudo ou prolongado, acompanhado de sintomas e sinais físicos como sudorese e taquicardia e de temor a um perigo imediato e não localizável ou identificável.

Os sintomas podem ser os mais diversos, sendo muitas vezes semelhantes aos de um ataque cardíaco. Os mais frequentes são a taquicardia, a hipersudorese, a falta de ar e a sensação de desmaio. Tremores, aperto no peito e sintomas gastrointestinais, como dores de barriga, náuseas e vómitos, também são frequentes.

E pensar sobre a morte não é algo patológico em si. Diz respeito a nossa falibilidade, ao nosso medo do desconhecido, a nossa finitude. Pensar sobre isso, não é só pensar na morte, e sim, em como vivemos.

Em geral, essa sensação de que algo ruim irá acontecer pode estar ligada a transtornos psicológicos. Entre eles, destacam-se a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico. Independentemente da causa, porém, os sintomas são fortes e dificultam a rotina do indivíduo.

O Que Você Pode Esperar e Como Você Pode Ajudar
Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto – Psiquiatria Paulista.

Vocês sabem qual é o último sentido que perdemos quando nós morremos? A audição. Segundo pesquisas da Universidade da Columbia Britânica, no Canadá é possível que o cérebro humano responda aos estímulos sonoros quando estão a beira da morte.

Os principais sintomas são:

  • Tensão musculares. Você constantemente sente dores pelo corpo? ...
  • Insônia. Os dias são extremamente corridos e novas demandas não param de surgir. ...
  • Dores de barriga. Má digestão, diarreia e azia. ...
  • Tonturas repentinas. A cobrança pela entrega das tarefas está cada vez maior. ...
  • Falta de ar.

Sabemos que em casos mais graves, a ansiedade pode levar a um ataque cardíaco (infarto do miocárdio). Portanto, caso você tenha algum dos sintomas que mencionei, ou algum outro, procure um médico. Não bastassem os males causados na mente e no corpo, a ansiedade também pode gerar a morte espiritual.

O medo da morte não é considerado um transtorno psicológico por si só. Na verdade, é considerado normal ter algum medo ou ansiedade em relação à morte, especialmente quando se pensa sobre a finitude da vida.

Admita o fato: a morte é uma certeza
Isso parece bem duro e direto, mas a primeira dica para podermos lidar melhor com o medo da morte é aceitar o fato. Nós morreremos, é parte da vida. A canção termina e logo vem outra. O filme acaba para que outro comece.

Como superar o medo de morrer?

  1. Perda do significado. Muitas vezes, o medo de morrer pode estar associado ao medo do “nada”. ...
  2. Viva o presente plenamente. ...
  3. Entenda que a morte é natural. ...
  4. Analise as causas do seu medo e supere esses sentimentos. ...
  5. Viva a sua espiritualidade e passe pelos rituais de morte. ...
  6. Planeje a sua despedida.

O responsável por esse efeito é a adrenalina.

É uma sensação intuitiva e alheia sobre alguma causa conhecida, que leva a previsão de acontecimentos que poderão vir a ocorrer no futuro.

Também pode ser descrita como um mau pressentimento, ou um clima pesado, uma energia negativa. Todos nós já nos sentimos assim em algum momento, por diferentes motivos, mas às vezes essa sensação persiste até causar problemas no nosso dia a dia, afetando até nossa saúde física e, principalmente, a nossa saúde mental.

A sensação repentina de medo, coração acelerado, aperto no peito e garganta, suor, tremor, mãos frias, dores no estômago e fraqueza acontecem nesse tipo de ataque e estão intimamente relacionados a transtornos de ansiedade.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Diferença entre ansiedade e depressão
Mas, em geral, a ansiedade é uma preocupação excessiva ou um transtorno/medo do que está por vir. A depressão está mais relacionada à estagnação, falta de algo ou indiferença em relação ao que aconteceu.

Quando as pessoas que estão morrendo falam pouco e dormem muito, esse costuma ser o primeiro sinal do início do processo de morte física. O metabolismo fica mais lento, a sensação de fome e sede diminui. A circulação sanguínea se deteriora, o corpo seca.