O que significa temor na Bíblia?

Perguntado por: asales . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Para o cristão, o significado do temor em Deus está na obediência e cumprimento das regras estabelecidas por Ele e pela doutrina cristã. Algumas pessoas acreditam que o temor a Deus está relacionado com o medo do Seu julgamento, sendo condenados para a morte eterna ou inferno, caso não cumpram os Seus mandamentos.

Medo, receio; sentimento respeitoso. 2. [Figurado] Pessoa ou coisa que infunde medo.

Significado de Temente
adjetivo Que sente medo ou temor; que dedica um respeito profundo ou expressa obediência em relação a algo ou alguém. Temente a Deus.

A Bíblia tem muito a dizer sobre o medo mencionando-o duas vezes: “O Temor é benéfico e deve ser encorajado”, “O medo é um detrimento e não só deve ser desencorajado, como também superado”. O Temor, respeitoso a Deus é uma reverência pelo Seu poder e glória, também é um respeito adequado à Sua ira.

TEMOR – deriva do Latim timor, “medo, temor”, do verbo timere, “recear”.

Provérbios 9:10 NVI
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.

Quem teme a Deus quer agradá-lo. O temor de Deus nos ajuda a viver de maneira correta, escolhendo fazer o que é certo. Temer a Deus é uma atitude sábia. A pessoa que não teme a Deus não se preocupa em fazer o bem.

O termo grego phobos (de onde vem a expressão “fobia”) significa “pânico”, “susto”, “medo”, “temor”, “reverência”. De modo geral, no entanto, a atitude de reverência diante da divindade é denotada na Bíblia pelo termo sebomai (“temer”, “temor respeitoso”, “reverenciar”, “adorar”).

Temer ao Senhor implica então em ter medo dele como o Todo Poderoso, mas ao mesmo tempo ser atraído por Ele com respeito, amor, desejo de honrá-lo, pois sendo O Todo Poderoso é também a bondade e amor eterno. Assim, temer ao Senhor é o princípio do saber.

verbo transitivo indireto Expressar receios, preocupação; preocupar-se: temia pela morte da mãe. verbo transitivo direto [Por Extensão] Demonstrar muito respeito, obediência ou reverência por: temia dogmas religiosos. Etimologia (origem da palavra temer). Do latim timerere.

O mesmo que: devotos.

“O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte” (Provérbios 14:27). Encontramos expressões semelhantes a esta, frisando a importância do temor do Senhor, mais de 25 vezes na Bíblia, a maioria no livro de Provérbios.

Quando você pensa em desistir, Ele diz: "Não temais, nem vos atemorizeis; sede fortes e corajosos". Quando o Senhor diz para você ir para o outro lado, você não morrerá afogado, mas chegará ao propósito de Deus para sua vida. Para isso Ele manda que você seja forte e corajoso. "Não temas, não te desalentes".

A única coisa que devemos temer é o próprio medo, aquele sem nome, sem razão, o injustificado terror que paralisa os esforços necessários para transformar a retirada em avanço.

Procurar ajuda profissional é uma boa maneira de lidar com a ansiedade e os medos. Medicamentos também ajudam, mas devem ser um apoio, e não a única forma de tratamento. Você precisa buscar terapia como parte do tratamento, de forma a treinar seu cérebro.

Temor e Tremor, obra do pai do Existencialismo, aprofunda a perspectiva dialética da existência humana sob o enfoque da fé em relação ao Transcendente. Para Kierkegaard, não existe somente o concreto e o abstrato, mas sim uma intrínseca relação entre ambos que norteiam as experiências humanas.