O que significa TDI carro?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

TDI (Turbocharged Direct Injection) é o nome dos motores a diesel desenvolvidos pelo grupo Volkswagen, com turbocompressor e um sistema de injeção direta do combustível no cilindro. Os motores destacam-se pela boa economia de combustível e elevada eficiência.

TDI é uma gama de motores turbocomprimidos a diesel com injeção direta de combustível produzidos pelo grupo Volkswagen. Estrearam no Audi 100 C3 em 1989. Atualmente, quase todos os modelos de Volkswagen, Seat, Audi e Škoda estão equipados com estes motores.

A pessoa com TDI possui particularidades que determinam o comportamento diferenciado das demais, podendo ser identificada se baseando em algumas análises.

Os sintomas mais comuns de TDI estão associados à memória, pois os pacientes costumam ter amnésia dissociativa, tipicamente manifestada com lacunas na memória de eventos pessoais do passado, lapsos na memória confiável recente e descoberta da evidência das coisas que fizeram, mas de que não se lembram.

Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), conhecido anteriormente como Transtorno de Múltiplas Personalidades, é uma condição psicológica complexa que é provavelmente causada por muitos fatores, incluindo trauma severo durante o início da infância – geralmente abuso físico, emocional ou sexual extremo e repetitivo.

Alguns especialistas afirmam que o TDI pode surgir até o sétimo ano de idade, a partir dai o individuo tende a responder a situações traumáticas por meio de uma dissociação em dois componentes fixos: o Eu-Emocional (kanjou) e o Eu-Racional (risei) – dissociação de Kanjou e Risei.

Originalmente, a sigla era a abreviatura de Gran Turismo injection, em alusão à injeção eletrônica. Afinal, o Gol GTi foi o primeiro automóvel nacional equipado com essa tecnologia, que proporciona, entre outras vantagens, aumento de potência em relação ao carburador. Bem como convém aos carros esportivos!

A pessoa apresenta duas ou mais identidades e tem falhas em suas memórias sobre eventos rotineiros, informações pessoais importantes e eventos traumáticos ou estressantes, bem como vários outros sintomas, incluindo depressão e ansiedade.

No Brasil, 1,5% da população sofre de TDI, o que representa mais de 3 milhões de pessoas. Muitos, sequer sabem do problema.

Os pacientes podem ser divididos em grupos com base nos seus sintomas: Os sintomas são principalmente dissociativos e pós-traumáticos. Esses pacientes costumam funcionar bem e se recuperam completamente com o tratamento.

Segundo Madeleine Medeiros, coordenadora da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), acredita-se que 1,5% da população brasileira tenha TDI.

Para ter TDI é preciso ter pelo menos duas identidades. Mas há casos de pessoas que alternam mais de 20. São como vidas paralelas, construídas em detalhes.

Doenças psiquiátricas e concessão de benefícios por incapacidade. De antemão, vale ressaltar que segurados acometidos por doenças psiquiátricas, podem sim, receber o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez, desde que estejam incapacitados de trabalhar, ou seja, não basta apenas estar doente.

Ocorre que a esquizofrenia e o TDI partilham alguns sintomas, apesar da divergência de visão entre os autores que leva à discussão do assunto: o TDI tem componentes semelhantes aos encontrados na esquizofrenia, no transtorno afetivo bipolar, no transtorno de personalidade borderline e em outras síndromes.

Alguém com TDI pode sentir que há um intruso morando na casa ou até ouvir vozes; em muitas oportunidades, esse indivíduo sequer percebe que possui mais de uma personalidade. Por fim, todas elas podem se manifestar na forma de condutas distintas ou as diferenças serão muito sutis, imperceptíveis a quem vê de fora.