O que significa TCP no crime?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Alvo da Operação Fim do Mundo, deflagrada nesta quinta-feira (26) pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o Terceiro Comando Puro (TCP) é a segunda maior facção criminosa do tráfico de drogas do RJ.

Uma das principais lideranças da facção criminosa Terceiro Comando Puro, o TCP, ele tem sob seu comando centenas de “mártires” armados com fuzis de assalto prontos para matar ou morrer na defesa dos pontos de venda de droga nas comunidades de Parada de Lucas, Cidade Alta, Vigário Geral, Pica-Pau e Cinco Bocas.

Uma facção criminosa surgida nas favelas da região metropolitana do Rio no ano passado é o mais novo foco de tensão entre os traficantes cariocas. A facção é a "Amigos dos Amigos", conhecida pela sigla ADA.

Das 27 unidades da Federação, 4 têm o domínio de uma só facção: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí (PCC).

PCC

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

O Primeiro Comando da Capital (PCC) tem cerca de 30 mil membros em 22 dos 27 estados brasileiros, além de países vizinhos, como Bolívia, Paraguai e Colômbia. A facção criminosa mantém suas principais ações no estado de São Paulo, onde estão cerca de 8 mil de seus membros em 90% dos presídios paulistas.

5. Tudo 2. Local dominado pela facção criminosa Comando Vermelho Rogério Lemgruber (CVRL), devido ao fato de sua sigla ser mais conhecida por CV (duas letras) e o V ser realizado com o sinal de dois dedos levantados (o indicador e o dedo médio).

À frente do TCP, tanto em área territorial quanto em população, estão o Comando Vermelho — a maior facção do tráfico — e as milícias.

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

O PCC foi detectado no estado em 2006, está bem estruturado e segmentado no Pará. Seu principal inimigo é o CV, já seu principal aliado é o CCA (Comando Classe A).

O Comando Vermelho Rogério Lemgruber, mais conhecido como Comando Vermelho e pelas siglas CV e CVRL, é uma das maiores organizações criminosas do Brasil. Foi criada em 1979 no Instituto Penal Cândido Mendes, na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro.

"CL" é apontado como o responsável pelo controle do tráfico de drogas no Espírito Santo.

Saiba quais são as principais facções criminosas do Brasil

  • Primeiro Comando da Capital (PCC) ...
  • Comando Vermelho (CV) ...
  • Família do Norte (FDN) ...
  • Guardiões do Estado (GDE) ...
  • Nova Okaida.

Significa que está tudo bem, tudo ótimo.

Inscrições nas paredes dessas alas remetem ao mundo do crime e às facções. “Tudo 2”, “TD2”, “CV”, “CVRL” e “Trem bala” são alguns dos termos encontrados nas paredes do Case, que remetem à facção carioca. Já na parte do grupo rival, há nas paredes “PCC”, “TD3” e “1533”, referências ao Primeiro Comando da Capital.

Ambos fizeram o sinal de “3” com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).

A facção paulista é influente dentro dos presídios, mas não hegemônica nas ruas. Já o CV foi detectado em 2009 e, atualmente, é a principal facção do estado. Ainda no Pará, há a presença do CDN, que é menor do que o PCC e o CV.

O Comando Vermelho, inimigo do PCC (Primeiro Comando da Capital), também tem um Marcola. Trata-se de Marcus Vinícius Nepomuceno Serpa Filho, 34, apontado pelo MP-CE (Ministério Público do Ceará) como um dos líderes da facção criminosa naquele estado. Ele foi preso em 9 de julho de 2021.

A possibilidade de sair ou não do movimento também depende do tipo de facção a que o jovem pertence. O Comando Vermelho (CV) tende a ter leis rígidas e severas. Dificilmente um jovem consegue deixar o grupo.

O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.