O que significa tatuagem de palhaço no mundo do crime?

Perguntado por: afarias3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

“Via de regra”, a tatuagem do palhaço representa que aquele que a possui é um assassino de policiais. “A representação do palhaço como tatuagem é também bastante associada a condutas e crimes específicos.

Demônio-da-Tasmânia:
Símbolo do Comando Vermelho (CV).

Ambos fizeram o sinal de '3' com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, feito pelo núcleo investigativo da RecordTV, mostram que 53 facções estão espalhadas pelo país, sendo o PCC a mais dominante. O CV está em 13 e no Distrito Federal.

A tatuagem do palhaço é frequentemente ligada a comportamentos e crimes específicos. De acordo com a interpretação tradicional de tatuagens prisionais, figuras de palhaço são atribuídas aos crimes de homicídio, latrocínio e roubo, e possuem várias interpretações.

A caveira é usada por presos que cometeram homicídio. A morte com foice representa presos ligados a grupos de extermínio. O diabo personifica o mal – pistoleiros e matadores de aluguel. A imagem de Nossa Senhora de Aparecida se relaciona com homicídios e latrocínios.

O que significa 777 no mundo do crime? No mundo do crime, o número 777 representa um bom augúrio. Significa que o criminoso está em sintonia com o universo e que tudo está funcionando a seu favor.

Uma das tatuagens mais conhecidas na prisão é a de lágrima, que é frequentemente associada a um símbolo de sofrimento, tristeza e arrependimento. Na cultura prisional, essa tatuagem é utilizada para indicar que o preso já matou alguém, sendo que cada lágrima representa uma vítima.

TATUAGEM 1 - CARPA
E há muitas também no cárcere. A carpa possui o significado que aqueles que a usam são membros do PCC. Sei que há pessoas em liberdade que as possuem e que não são membros e nem sabem seu real significado.

O que significa 1533 tatuagem? Outra conhecida tatuagem de membros do PCC é o número 1533 – uma referência à 15ª letra do alfabeto (P) e à terceira (C). Alguns criminosos da facção têm a própria sigla tatuada no braço.

Os criminosos que praticaram furto têm quatro pontos tatuados nas mãos ou no peito, já para os que praticam roubo, são cinco pontos. Os punguistas têm, normalmente, um ponto na mão. E vários pontos, em forma de cruz, indica que aquela pessoa já cometeu homicídio.

O milenar símbolo yin-yang é a representação do PCC, freqüentemente estampado em cortes de cabelo, tatuagens e desenhos feitos pelos adolescentes.

Uma das tatuagens mais reconhecidas na prisão é a lágrima. Mas o significado da lágrima varia geograficamente. Em alguns lugares, uma lágrima representa uma longa pena de prisão, em outros lugares a lágrima representa que o portador cometeu um assassinato.

O partido não admite mentiras, traição, inveja, cobiça, calúnia, egoísmo, interesse pessoal, mas sim: a verdade, a fidelidade, a hombridade, solidariedade e o interesse como ao Bem de todos, porque somos um por todos e todos por um.

A "Take the L" é uma provocação a perdedores no jogo, com a letra L na testa indicando a palavra "loser" (perdedor, em inglês).

Investigação da Polícia Civil de São Paulo aponta que é possível um integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) sair da facção criminosa e continuar vivo. Mas há uma cartilha a ser seguida, que permite, inclusive, o retorno ao crime organizado após um período, desde que não haja dívida --seja "moral" ou financeira.

O estopim para a disputa foi o assassinato do megatraficante Jorge Rafaat, o "rei da fronteira", que fornecia drogas para as duas facções. Ele foi morto pelo PCC em junho de 2016, no Paraguai. Depois, a facção paulista tomou o controle das rotas das principais rotas do tráfico e deixou o Comando Vermelho de lado.

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional. A facção de origem paulista está presente no DF e em outros 24 Estados.

Alguns exemplos de tatuagens que podem impedir que alguém exercite uma função pública: tatuagens que fazem referência a organizações ou condutas criminosas, como “157” ou “121”, relacionados aos crimes de roubo e homicídio, e tatuagens de palhaços, que dependendo do contexto podem indicar a promoção criminosos ...